HOJE: PORTO DE GALINHAS- PERNAMBUCO
ORIGEM DO NOME : PORTO DE GALINHAS
O nome curioso - Porto de Galinhas -, reza a lenda, veio após a abolição da escravatura, quando negros africanos continuavam sendo escravizados clandestinamente. Desviados de Recife, onde havia fiscalização, os negros desembarcavam em uma praia nos arredores, escondidos em engradados de galinhas-d'angola. Os contrabandistas exclamavam: “Tem galinha nova no porto!”. Esta era a senha utilizada e que deu origem ao nome da vila de pescadores.
COMO CHEGAR
O distrito pertence ao município de Ipojuca, em Pernambuco, e tem a facilidade de estar a apenas 60km do Aeroporto Internacional do Recife. A praticidade de chegar é a mesma que se tem ao entrar no mar e não ter mais vontade de deixá-lo. As águas mornas, agradáveis em todo o ano, convidam para um mergulho e têm potencial para conquistar pessoas de todas as idades.

QUANDO IR
Para delírio dos viajantes, o calor típico do Nordeste brasileiro está presente o ano todo em Porto de Galinhas e por isso o lugar nunca fica completamente vazio. O clima, entretanto, sofre variações com o passar das estações e fica chuvoso no inverno. A média anual de temperatura dessa região está na casa dos 26ºC, garantindo que a água do mar esteja morna durante todo o ano
Do ponto de vista climático, evite viajar entre abril e agosto, por causa das chuvas - mas lembre que o tempo é inconstante e, mesmo durante uma viagem nesse período, bons dias de sol podem acontece
Porto de Galinhas: quando dá praia?
Quase não chove: Outubro | Novembro | Dezembro
Chove pouco: Janeiro | Fevereiro | Setembro
Chove um pouco mais: Março | Agosto
Chove muito: Abril | Maio | Junho | Julho

PRAIAS
MARACAIPE
Praia movimentada principalmente por surfistas. A ondulação chega a 2 metros de altura. Campeonatos nacionais e internacionais de surf acontecem na praia. No pontal, o rio Maracaípe desemboca no oceano. Nas margens, há vegetação de mangue. É uma praia com ondas altas, mas que atraem além de surfistas muitos visitantes que lá encontram areia branquinha, uma orla repleta de coqueirais e cajueiros, restaurantes e bares.
MURO ALTO
Praia muito bonita e boa para banho, com piscina natural de três quilômetros de extensão. Acesso de buggy ou a pé por estrada de terra pela Praia do Cupe. Essa é considerada um das praias mais paradisíacas de Pernambuco, formada por um paredão de areia, coqueiros e uma parcela protegida da Mata Atlântica. É nessa praia que existe a piscina mais profunda da região de Porto de Galinhas, com 10 metros de profundidade. É nessa praia que está instalado o complexo de resorts, hotéis e residenciais de alta qualidade que atraem turistas do mundo todo.
PRAIA DE VILA DE PORTO DE GALINHAS
A Praia da Vila, ou Praia de Porto de Galinhas, é a principal praia do distrito - aquela não deve ficar de fora do seu roteiro. A praia fica cheia, especialmente no verão e nos finais de semana, e o espaço de sua areia é bastante concorrido. Porto de Galinhas tem poucas ondas, pois está protegida por arrecifes, e águas claras.
Essa é uma praia de fácil acesso, com ótima estrutura. Na orla há vários restaurantes e vendedores ambulantes oferecendo seus produtos, que nem sempre têm preços muito amigos.
Sempre que a maré fica baixa, as piscinas naturais são formadas a 200m da costa e as pessoas partem nas jangadas para conhecê-las e ver peixinhos coloridos

CAMBOA
Camboa é uma praia tranquila e pouco visitada, diferentemente da praia principal de Porto de Galinhas. É uma lugar quase deserto, com pouca estrutura e próximo do Porto de Suape.
Sua orla tem muitas árvores e águas tranquilas, que formam piscinas na maré baixa.
Não é a praia mais interessante de Porto de Galinhas - há outras bem melhores, mas pode valer a pena conhecer por curiosidade.

PONTAL DO CUPÉ
Pontal do Cupe é uma parte da Praia do Cupe que tem piscinas naturais e águas bem mais tranquilas que os outros trechos dessa mesma praia.
É uma praia visitada por famílias com crianças devido à tranquilidade das ondas, e que conta com estrutura básica, oferecida por uma barraca de praia.
PRAIA CUPÉ
Praia extensa (4,5km em praia ondulada) marcada por paisagem variada: densos coqueirais, arrecifes que formam piscinas naturais e também, casas de veraneio e hotéis. Boa para banho de mar. É um daqueles lugares dos quais se costuma dizer: "Não tem nada lá". Na verdade, não faltam no Cupe opções de bons hotéis e pousadas em que os fundos –com piscina, bar, mesas com cobertura de sapê– dá para a areia, o Atlântico, a brisa.

PONTAL DE MARACAÍPE
Indicada para quem está com crianças, Pontal tem águas calmas e mornas na foz do rio, perfeitas para banhos e passeios de caiaque. De lá partem as jangadas que levam ao mangue para observação de cavalos-marinhos.
ENSEADINHA DE SERRAMBI
Com água azul-clarinha, oferece excelentes condições de banho em qualquer maré. Não há serviço de praia, apenas ambulantes. O acesso é pela estrada para Serrambi (no centrinho, entrar no condomínio Enseadinha, à esquerda). Fica a 14km de Porto.

CACIMBAS
Semideserta, a praia das Cacimbas tem como destaque a formação rochosa junto à praia que abriga piscinas naturais e pequenas grutas escavadas pelas ondas. Belos coqueirais completam o visual.

TOQUINHO
A praia combina ondas fortes e piscinas naturais, atraindo mergulhadores e surfistas. Lanchas ali ancoradas levam para passeios à ilha de Santo Aleixo, um dos locais mais procurados para mergulho na região.
PASSEIOS
PASSEIO DE BUGGY PELAS PRAIAS
O passeio de buggy em Porto de Galinhas normalmente é chamado de "ponta a ponta", por incluir em seu roteiro diversas praias do litoral do distrito.
O passeio pode ser agendado com a Associação de Bugueiros de Porto de Galinhas ou com bugueiros que você encontrar pelas ruas oferecendo seus serviços. Recomendamos, porém, que você faça o passeio com um bugueiro de confiança, indicado pela pousada ou por algum amigo.

PASSEIO DE JANGADA- PISCINAS NATURAIS DE PORTO GALINHAS
Para que você aproveite melhor o passeio até as piscinas naturais, é fundamental que você dê uma olhada na tábua das marés. Escolha os períodos de lua cheia e lua nova, quando as marés atingem os pontos mais baixos.
O passeio é tabelado . Ele pode ser adquirido na Associação dos Jangadeiros, que fica bem pertinho da praia, na Praça Central de Porto
São cerca de 85 jangadeiros atuantes e uniformizados, que recebem capacitação da Prefeitura Municipal de Ipojuca para manter os critérios de sustentabilidade que são preciosos para preservação da região.

PRAIA DOS CARNEIROS
A Praia de Carneiros é considerada uma das mais famosas do Brasil e se destaca pelas águas claras e mornas, com arrecifes que formam piscinas naturais na maré baixa.
São várias as opções para chegar a essa praia. Quem está de carro pode ir diretamente até lá ou descer no Píer de Guadalupe e contratar um barco para levar até a praia
Outra alternativa muito utlizada para conhecer Carneiros são os passeios oferecidos por agências turísticas.

PISCINAS NATURAIS DE MARAGOGI: GALÉS E TAOCAS
As piscinas naturais de Maragogi fazem parte da APA Costa dos Corais – Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais, sob responsabilidade do ICMBio – Instituto Chico Mendes.
Essa área protegida vai desde Paripueira, a primeira cidade ao norte de Alagoas após Maceió, até Tamandaré, já no Estado de Pernambuco. São ao todo 120 km de praias. É a maior unidade de conservação marinha do Brasil, criada em 1997.

VIDA NOTURNA
Se você gosta de curtir a noite, a vida noturna em Porto de Galinhas é tão atrativa quanto suas atividades diurnas. Nesse período, não deixe de passear pelas ruas do centrinho, observar as lojinhas e é claro fazer uma boa refeição. Normalmente o fluxo é bem grande de pessoas.
A programação noturna em Porto de Galinhas conta com diversas casas que promovem shows ao vivo (tanto folclórico quanto banda de rock, reggae, forró), bares com música ao vivo agitando a noite com MPB, atrações especiais nos hotéis, jantares em restaurantes da vila e muito mais.
QUANDO QUER VIAJAR
PERGUNTE-NOS
TEMOS HOTÉIS, HOSTELS, POUSADAS
paraisosyplaceres@gmail.com
Escribir comentario