· 

PROJETE A VIAGEM DE SEUS SONHOS : HOJE : PORTO GALINHAS

HOJE: PORTO DE GALINHAS- PERNAMBUCO

ORIGEM DO NOME : PORTO DE GALINHAS

O nome curioso - Porto de Galinhas -, reza a lenda, veio após a abolição da escravatura, quando negros africanos continuavam sendo escravizados clandestinamente. Desviados de Recife, onde havia fiscalização, os negros desembarcavam em uma praia nos arredores, escondidos em engradados de galinhas-d'angola. Os contrabandistas exclamavam: “Tem galinha nova no porto!”. Esta era a senha utilizada e que deu origem ao nome da vila de pescadores. 

COMO CHEGAR

O distrito pertence ao município de Ipojuca, em Pernambuco, e tem a facilidade de estar a apenas 60km do Aeroporto Internacional do Recife. A praticidade de chegar é a mesma que se tem ao entrar no mar e não ter mais vontade de deixá-lo. As águas mornas, agradáveis em todo o ano, convidam para um mergulho e têm potencial para conquistar pessoas de todas as idades. 

QUANDO IR

Para delírio dos viajantes, o calor típico do Nordeste brasileiro está presente o ano todo em Porto de Galinhas e por isso o lugar nunca fica completamente vazio. O clima, entretanto, sofre variações com o passar das estações e fica chuvoso no inverno. A média anual de temperatura dessa região está na casa dos 26ºC, garantindo que a água do mar esteja morna durante todo o ano

Do ponto de vista climático, evite viajar entre abril e agosto, por causa das chuvas - mas lembre que o tempo é inconstante e, mesmo durante uma viagem nesse período, bons dias de sol podem acontece

Porto de Galinhas: quando dá praia?

Quase não chove: Outubro | Novembro | Dezembro

Chove pouco: Janeiro | Fevereiro | Setembro

Chove um pouco mais: Março | Agosto

Chove muito: Abril | Maio | Junho | Julho

PRAIAS

MARACAIPE

Praia movimentada principalmente por surfistas. A ondulação chega a 2 metros de altura. Campeonatos nacionais e internacionais de surf acontecem na praia. No pontal, o rio Maracaípe desemboca no oceano. Nas margens, há vegetação de mangue. É uma praia com ondas altas, mas que atraem além de surfistas muitos visitantes que lá encontram areia branquinha,  uma orla repleta de coqueirais e cajueiros, restaurantes e bares.

MURO ALTO

Praia muito bonita e boa para banho, com piscina natural de três quilômetros de extensão. Acesso de buggy ou a pé por estrada de terra pela Praia do Cupe. Essa é considerada um das praias mais paradisíacas de Pernambuco, formada por um paredão de areia, coqueiros e uma parcela protegida da Mata Atlântica. É nessa praia que existe a piscina mais profunda da região de Porto de Galinhas, com 10 metros de profundidade. É nessa praia que está instalado o complexo de resorts, hotéis e residenciais de alta qualidade que atraem turistas do mundo todo.

PRAIA DE VILA DE PORTO DE GALINHAS

A Praia da Vila, ou Praia de Porto de Galinhas, é a principal praia do distrito - aquela não deve ficar de fora do seu roteiro. A praia fica cheia, especialmente no verão e nos finais de semana, e o espaço de sua areia é bastante concorrido. Porto de Galinhas tem poucas ondas, pois está protegida por arrecifes, e águas claras. 

Essa é uma praia de fácil acesso, com ótima estrutura. Na orla há vários restaurantes e vendedores ambulantes oferecendo seus produtos, que nem sempre têm preços muito amigos. 

Sempre que a maré fica baixa, as piscinas naturais são formadas a 200m da costa e as pessoas partem nas jangadas para conhecê-las e ver peixinhos coloridos

CAMBOA

Camboa é uma praia tranquila e pouco visitada, diferentemente da praia principal de Porto de Galinhas. É uma lugar quase deserto, com pouca estrutura e próximo do Porto de Suape.

Sua orla tem muitas árvores e águas tranquilas, que formam piscinas na maré baixa.

Não é a praia mais interessante de Porto de Galinhas - há outras bem melhores, mas pode valer a pena conhecer por curiosidade. 

PONTAL DO CUPÉ

Pontal do Cupe é uma parte da Praia do Cupe que tem piscinas naturais e águas bem mais tranquilas que os outros trechos dessa mesma praia. 

É uma praia visitada por famílias com crianças devido à tranquilidade das ondas, e que conta com estrutura básica, oferecida por uma barraca de praia. 

PRAIA CUPÉ

 

Praia extensa (4,5km em praia ondulada) marcada por paisagem variada: densos coqueirais, arrecifes que formam piscinas naturais e também, casas de veraneio e hotéis. Boa para banho de mar. É um daqueles lugares dos quais se costuma dizer: "Não tem nada lá". Na verdade, não faltam no Cupe opções de bons hotéis e pousadas em que os fundos –com piscina, bar, mesas com cobertura de sapê– dá para a areia, o Atlântico, a brisa.

PONTAL DE MARACAÍPE

Indicada para quem está com crianças, Pontal tem águas calmas e mornas na foz do rio, perfeitas para banhos e passeios de caiaque. De lá partem as jangadas que levam ao mangue para observação de cavalos-marinhos. 

ENSEADINHA DE SERRAMBI

Com água azul-clarinha, oferece excelentes condições de banho em qualquer maré. Não há serviço de praia, apenas ambulantes. O acesso é pela estrada para Serrambi (no centrinho, entrar no condomínio Enseadinha, à esquerda). Fica a 14km de Porto.

CACIMBAS

Semideserta, a praia das Cacimbas tem como destaque a formação rochosa junto à praia que abriga piscinas naturais e pequenas grutas escavadas pelas ondas. Belos coqueirais completam o visual.

TOQUINHO

A praia combina ondas fortes e piscinas naturais, atraindo mergulhadores e surfistas. Lanchas ali ancoradas levam para passeios à ilha de Santo Aleixo, um dos locais mais procurados para mergulho na região.

PASSEIOS

PASSEIO DE BUGGY PELAS PRAIAS

O passeio de buggy em Porto de Galinhas normalmente é chamado de "ponta a ponta", por incluir em seu roteiro diversas praias do litoral do distrito.

O passeio pode ser agendado com a Associação de Bugueiros de Porto de Galinhas ou com bugueiros que você encontrar pelas ruas oferecendo seus serviços. Recomendamos, porém, que você faça o passeio com um bugueiro de confiança, indicado pela pousada ou por algum amigo.

PASSEIO DE JANGADA- PISCINAS NATURAIS DE PORTO GALINHAS

Para que você aproveite melhor o passeio até as piscinas naturais, é fundamental que você dê uma olhada na tábua das marés. Escolha os períodos de lua cheia e lua nova, quando as marés atingem os pontos mais baixos.

O passeio é tabelado . Ele pode ser adquirido na Associação dos Jangadeiros, que fica bem pertinho da praia, na Praça Central de Porto 

São cerca de 85 jangadeiros atuantes e uniformizados, que recebem capacitação da Prefeitura Municipal de Ipojuca para manter os critérios de sustentabilidade que são preciosos para preservação da região.

PRAIA DOS CARNEIROS

A Praia de Carneiros é considerada uma das mais famosas do Brasil e se destaca pelas águas claras e mornas, com arrecifes que formam piscinas naturais na maré baixa.

São várias as opções para chegar a essa praia. Quem está de carro pode ir diretamente até lá ou descer no Píer de Guadalupe e contratar um barco para levar até a praia

Outra alternativa muito utlizada para conhecer Carneiros são os passeios oferecidos por agências turísticas.

PISCINAS NATURAIS DE MARAGOGI:  GALÉS E TAOCAS

As piscinas naturais de Maragogi fazem parte da APA Costa dos Corais – Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais, sob responsabilidade do ICMBio – Instituto Chico Mendes.

Essa área protegida vai desde Paripueira, a primeira cidade ao norte de Alagoas após Maceió, até Tamandaré, já no Estado de Pernambuco. São ao todo 120 km de praias. É a maior unidade de conservação marinha do Brasil, criada em 1997.

VIDA NOTURNA

Se você gosta de curtir a noite, a vida noturna em Porto de Galinhas é tão atrativa quanto suas atividades diurnas. Nesse período, não deixe de passear pelas ruas do centrinho, observar as lojinhas e é claro fazer uma boa refeição. Normalmente o fluxo é bem grande de pessoas.

A programação noturna em Porto de Galinhas conta com diversas casas que promovem shows ao vivo (tanto folclórico quanto banda de rock, reggae, forró), bares com música ao vivo agitando a noite com MPB, atrações especiais nos hotéis, jantares em restaurantes da vila e muito mais.

QUANDO QUER VIAJAR

PERGUNTE-NOS

TEMOS HOTÉIS, HOSTELS, POUSADAS

paraisosyplaceres@gmail.com

Escribir comentario

Comentarios: 0

Quiénes somos

Somos un grupo de tres generaciones enamorados de Arraial D´Ajuda que vive en Argentina pero va y viene muchas veces

Marga Artero, mi hija Marisol y mi nieta Sofia Soncin y la invalorable ayuda de Sergio Bonfiglio

Colaboradores especiales:

Clovis Heberle con su blog  https://clovisheberle.blogspot.com.ar

Maria Silva Leal Leal

Rosana Calzeta

Vagner Beraldo

 

 

Un agradecimiento especial a Guillermo Artero, mi papá  un gran escritor que siempre me alentó a hacer cosas novedosas

 

 BUENOS AIRES

MARGA ARTERO

paraisosyplaceres@gmail.com

Whatsapp   +54 911 5851 6484

 

 

 ARRAIAL D´AJUDA

SERGIO BONFIGLIO

sdbonfiglio@hotmail.com

Whatsapp  +55 73 98157 8507


Desde Rio de Janeiro para Brasil y el mundo

Paula Menezes

Socia Directora 

Feelings Turismo

Consultas

paraisosyplaceres@gmail.com