· 

PROJETE A VIAGEM DE SEUS SONHOS : HOJE : ARRAIAL DO CABO- RJ

QUANDO IR

Para quem prefere tranquilidade e pouca gente, o melhor é fugir da alta temporada, que vai do Natal até a Semana Santa. Nesse período, Arraial recebe uma quantidade enorme de visitantes.

Nos finais de semana, Arraial do Cabo também recebe um número maior de visitantes, por isso espere sempre um aumento de movimento entre sexta e domingo.

Meses mais chuvosos - Dezembro e Janeiro

Meses mais secos - Julho e Agosto

Alta temporada - Dezembro até a Semana Santa

COMO  CHEGAR

Arraial do Cabo está localizada a 165 km do Rio de Janeiro, na área conhecida como Região dos Lagos, onde também estão as cidades de Búzios, Cabo Frio, Araruama, Saquarema, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. A melhor maneira de chegar a Arraial do Cabo é a partir da cidade do Rio de Janeiro

QUAL E O MELHOR  LUGAR PARA FICAR?

O melhor lugar para ficar vai depender das preferências de cada viajante. São as 3 praias que se situam na cidade (Praia Grande, Praia dos Anjos e Prainha) e cada uma tem as suas vantagens e desvantagens

PRAIAS

PRAIA DO FAROL

Sim a praia do Farol faz jus a fama de uma das praias mais bonitas do mundo! O mar azul, areia branquinha, vegetação nativa e bem preservada dão um ar de praia deserta. De fato, a praia é deserta até o início da manhã, quando dezenas de barcos atracam na sua costa para o desembarque dos turistas!

A praia está localizada na Ilha do Farol, que recebe esse nome por conta de dois faróis de sinalização marítima instalados por lá.

Apesar de estar muito próxima das prainhas do pontal do Atalaia a praia do Farol só é acessível de barco. Sendo assim a única forma de chegar até a ilha é contratando um dos barcos autorizados pela Marinha.

PRAIA DO PONTAL

Praia do Pontal é a primeira de Arraial do Cabo. Ela está bem escondida e quem chega à cidade pela estrada não consegue enxergá-la. Exatamente por isso, a Praia do Pontal costuma ser bastante tranquila e com pouco movimento, mesmo em dias quentes de verão.

A praia tem uma faixa de areia a perder de vista. E ela é branca e fina, uma delícia para quem não gosta de areia escura. 

PRAIA GRANDE

A Praia Grande possui 40km de extensão com areia fina e branquíssima, que acabam formando algumas dunas ao longo da praia. A orla possui quiosques e um calçadão, mas não há comércio na areia fora os ambulantes.

Isso pois parte da Praia Grande faz parte da Restinga de Massambaba, área de preservação ambiental. Na verdade o único ponto que é possível encontrar restaurantes e barracas de praia, é no inicio da praia.

GRUTA AZUL

Apesar do nome, a gruta só pode realmente ser vista em tons de azul em períodos muito específicos do ano, quando no nascer do sol a luz invade a gruta e o reflexo da água transforma as cores do paredão de pedra. Quem faz o passeio de barco nunca vê, de fato, o fenômeno. No percurso até a Gruta Azul, também é possível ver a fenda na rocha onde está a imagem de Nossa Senhora e o buraco que teria sido formado pela queda de um meteorito. 

PRAIA BRAVA

Um pedacinho escondido de paraíso no meio de Arraial do Cabo. Essa pode ser a melhor definição para a Praia Brava e sua beleza deslumbrante.

Acessível apenas na maré baixa por trilha de nível difícil, é daqueles lugares para tirar a melhor foto da viagem e compartilhar com todos os amigos

O percurso exige um certo preparo físico, mas compensa pelo visual exuberante!

PRAIA DO FORNO

Uma enseada de águas cristalinas inserida em meio a montanhas de Mata Atlântica nativa acessível apenas através de trilha ou de barco: assim é o cenário paradisíaco da Praia do Forno. Arraial do Cabo em si já é um destino sempre procurado pelos cariocas por ficar na famosa Região dos Lagos

PRAIA DOS ANJOS

O visual da Praia dos Anjos atrai pelo bucólico conjunto de barcos, onde durante todo o dia pescadores voltam do mar carregados de peixes para o mercado. A praia, apesar de não ser a mais indicada para banho, certamente está entre as mais importantes e movimentadas da região.

Também está na Praia dos Anjos uma das mais movimentadas praças da região, onde bares e shows atraem um grande público durante o verão. Quem deseja ir até a Praia do Forno ou às Prainhas de barco também irá passar pela Praia dos Anjos. Os barcos que fazem o trajeto até as duas praias partem de lá. 

PRAINHA DO PONTAL

A Prainha do Pontal do Atalaia é outro lugar incrível em Arraial do Cabo, e também está no roteiro de praticamente todos os passeios de barco, mas se você tiver a oportunidade de conhecê-la chegando por terra, vá! Essa é uma das praias de Arraial do Cabo que merecem ao menos uma tarde inteira.

O acesso até a praia é feito pelo Residencial Pontal do Atalaia e após seguir algumas placas você irá pegar uma estrada de terra até chegar na escadaria que dá acesso a Praia do Pontal do Atalaia.

MERGULHO

Conhecida como a Capital Brasileira do Mergulho, Arraial do Cabo atrai profissionais e amadores que buscam uma maneira mais íntima e profunda de conhecer o mar que cerca a região. A fama de um dos melhores pontos de mergulho do Brasil não é à toa. Na água de Arraial, ocorre um evento raro que a transforma em um paraíso para ver a vida marinha. Conhecido como ressurgência, o fenômeno faz com que águas muito profundas cheguem à superfície. A corrente traz com ela uma enorme quantidade de alimentos e também águas muito geladas, transparentes e azuis. Tal fato atrai uma grande quantidade e variedade de vida marinha para a região.

Tartarugas, cavalos marinhos, arraias, moreias, grandes peixes, golfinhos e baleias são vistos com frequência naquelas águas. Até mesmo orcas e pinguins fazem visitas por lá

PASSEIO DE BARCO

Pesquise bem a empresa para fazer o passeio de barco em Arraial do Cabo! Consequentemente, escolha uma que tenha uma boa embarcação

Parece óbvio, mas não é! Ao chegar na Praia dos Anjos, ponto de embarque para fazer o passeio de Barco em Arraial do Cabo, você será abordado por inúmeras pessoas oferecendo esse tour. Dos mais caros aos mais baratos, de barcos menores às escunas gigantes, serão várias opções para te deixar em dúvida

Procure por empresas que comecem o passeio o mais cedo possível

Na Praia da Ilha do Farol, por exemplo, é permitido o desembarque de apenas 250 pessoas por vez. Ou seja, caso o seu barco chegue por lá e o limite da praia já tenha sido atingido, você terá que esperar para desembarcar.

Veja se o barco conta com serviço de bar/restaurante

Geralmente os passeios de barco em Arraial do Cabo têm cerca de 4 horas de duração. Se paramos pra pensar, não é um tempo muito longo.

A não ser que você leve algum tipo de lanche na bolsa, o ideal é que o barco ofereça alguma coisa para comer. Até porque, é bem difícil comprar algo durante as paradas

VIDA NOTURNA

Ao contrário de Búzios e Cabo Frio, em Arraial do Cabo não há vida noturna. É principalmente um lugar para desfrutar da maravilhosa natureza que a vista possa alcançar. Isso não significa que você não se possa escapar uma noite a alguma das cidades vizinhas, para se divertir e que estão bastante próximas e com acesso fácil por táxi ou ônibus.

DICAS

1-Um tênis para caminhar na água e fazer trilha pode ser útil, ainda mais depois de um dia de chuva, quando os caminhos enchem de lama.

2-Levar bolsas térmicas para a praia é uma ótima opção, especialmente nos dias de semana, quando muitos quiosques ficam fechados.

3-Não esqueça a câmera fotográfica, principalmente se tiver uma subaquática. Ao sair da praia, sempre limpe a câmera com um pano úmido para retirar o sal. O mar de Arraial é como um veneno para os eletrônicos.

4-Não costuma fazer tempo ruim em Arraial, mas, caso esteja nublado, não deixe de ir à praia. Ela é linda com ou sem sol. 

5-Na cidade, há uma grande oferta de comércio e supermercados. Também tem posto de gasolina, farmácia, Banco do Brasil, Bradesco e Banco Itaú. 6-Não haverá necessidade de se equipar totalmente para viajar. Você encontrará todo o necessário no comércio de Arraial do Cabo, assim como na vizinha Cabo Frio.

7-O padrão de voltagem em Arraial do Cabo é de 110V.

8-Cartões de crédito são comumente aceitos no comércio, mas nem sempre nos passeios de barco e quiosques na praia. Tenha sempre dinheiro em mãos para não passar aperto. 

9-Em tempos de dengue, repelentes são sempre úteis, especialmente para quem vai fazer trilha e principalmente no final da tarde.

QUANDO QUER VIAJAR

PERGUNTE-NOS

TEMOS HOTÉIS, HOSTELS, POUSADAS

paraisosyplaceres@gmail.com

Escribir comentario

Comentarios: 1
  • #1

    Claudia (jueves, 04 junio 2020 10:40)

    Bom dia. Não sáo corretos alguns nomes. A primeira praia é prainha. A descrição é correta mas não o nome. As prainhas do pontal têm uma boa descrição mas o vídeo é da prainha.

Quiénes somos

Somos un grupo de tres generaciones enamorados de Arraial D´Ajuda que vive en Argentina pero va y viene muchas veces

Marga Artero, mi hija Marisol y mi nieta Sofia Soncin y la invalorable ayuda de Sergio Bonfiglio

Colaboradores especiales:

Clovis Heberle con su blog  https://clovisheberle.blogspot.com.ar

Maria Silva Leal Leal

Rosana Calzeta

Vagner Beraldo

 

 

Un agradecimiento especial a Guillermo Artero, mi papá  un gran escritor que siempre me alentó a hacer cosas novedosas

 

 BUENOS AIRES

MARGA ARTERO

paraisosyplaceres@gmail.com

Whatsapp   +54 911 5851 6484

 

 

 ARRAIAL D´AJUDA

SERGIO BONFIGLIO

sdbonfiglio@hotmail.com

Whatsapp  +55 73 98157 8507


Desde Rio de Janeiro para Brasil y el mundo

Paula Menezes

Socia Directora 

Feelings Turismo

Consultas

paraisosyplaceres@gmail.com