· 

PROJETE A VIAGEM DE SEUS SONHOS : HOJE : PARATY - RJ

COMO CHEGAR

Paraty está localizada no estado do Rio de Janeiro, na região conhecida como Costa Verde. A cidade está praticamente no meio do caminho entre as capitais Rio de Janeiro (240 km) e São Paulo (270 km). O trânsito de cada uma das rotas dependerá do horário, dia e, claro, um pouquinho de sorte dos motoristas. Entretanto, é comum engarrafamentos nos finais de semana e feriados prolongados. 

QUANDO IR

Veja as médias anuais* na ordem de temperatura mínima, temperatura máxima e índice pluviométrico.  

Janeiro - 23°C / 30°C / 264 mm 

Fevereiro - 23°C / 30°C / 234 mm 

Março - 23°C / 30°C / 245 mm 

Abril - 21°C / 28°C / 160 mm 

Maio - 19°C / 26°C / 97 mm 

Junho - 17°C / 25°C / 67 mm 

Julho - 17°C / 25°C / 74 mm 

Agosto - 17°C /25°C / 63 mm 

Setembro - 18°C / 25°C / 134 mm 

Outubro - 19°C / 26°C / 177 mm 

Novembro - 20°C / 27°C / 203 mm 

Dezembro - 22°C / 29°C / 250 mm 

MELHOR   Final de Setembro a Dezembro 

PRAIAS

Para quem não pretende pegar estrada nem barco e quer mesmo curtir a tranquilidade de não fazer nada, as duas opções próximas ao Centro Histórico de Paraty são a Praia do Pontal e Praia do Jabaquara. As duas oferecem quiosques com bebidas sempre geladas e comidinhas de beira de praia

ILHA COMPRIDA

Ela está entre as paradas mais populares dos barcos que partem do cais do Porto de Paraty com turistas.

A ilha não oferece praia, mas tem uma enorme piscina onde é possível curtir o mergulho com snorkel.

A água transparente ajuda a fazer belas fotos. Um verdadeiro paraíso para a vida marinha.

ILHA DA COTIA

A Ilha da Cotia na cidade de Paraty (RJ) é um verdadeiro caribe brasileiro para quem quer aproveitar as águas cristalinas e ainda repor as energias.

O verão é conhecido por muita praia, sol, música, amigos e diversão

Os barcos que chegam ao local ancoram de um lado e os turistas podem caminhar até o outro extremo da ilha

ILHA DO ALGODÂO

O local é ponto de parada de vários passeios de barco, onde os visitantes podem nadar tranquilamente e curtir os peixes que tomam conta da água. Na Ilha do Algodão, as paradas não são em praias, ou seja, você irá mergulhar em alto mar. A Ilha é a maior da região e quem desejar poderá visitá-la também em passeio particular.

ILHA DA  LAGOA AZUL

Conhecida pelo intenso tom da água, a Lagoa Azul é ponto certo de parada do mais popular passeio de escuna em Paraty. O local, cercado por rochas e mata verde, é uma grande piscina natural, repleta de vida marinha. A Lagoa Azul é parte da mesma rota que segue para a Praia Vermelha, Praia da Lula e Ilha Comprida.

PARATY MIRIM

Distante 17 km do Centro Histórico de Paraty, a vila de Paraty Mirim abriga a mais antiga igreja da cidade. Paraty Mirim oferece uma longa faixa de areia com 800 metros de extensão, mar calmo e verde e boa infraestrutura de bares e restaurantes para o turista. A paisagem é cercada de mata virgem e o visual é dos mais belos

PISCINA NATURAL DE CACHADAÇO

A Piscina Natural do Cachadaço é uma piscina que se formou com a água do mar protegida por enormes pedras vulcânicas.

Neste lugar é possível se nadar entre peixinhos coloridos. Snorkel e máscara são equipamentos “obrigatórios”.

Possui águas calmas, cristalinas, mornas e muitos peixinhos.

 

É ótima para banho, pois a profundidade não passa de 1m na maior parte de sua extensão.

PRAIA DA CONCEIÇÂO

Considerada um pequeno recanto em Paraty, é uma ótima opção para os que procuram um belo lugar para descansar. Costuma receber um moderado número de turistas, que encontram aqui a oportunidade de relaxar e tomar um delicioso banho de mar. Com uma espaçosa faixa de areia dourada, possui mar tranquilo que varia entre as cores verde e azul

PRAIA DA LULA

A Praia da Lula é parte constante dos passeios de escuna que partem do Porto de Paraty.

O intenso tom de verde da mata se mistura ao profundo colorido do mar e forma o clássico cenário da Costa Verde do Rio de Janeiro.

Não há restaurantes ou quiosques na Praia do Lula, por isso, caso deseje passar o dia em um passeio privado de barco, é importante levar bebidas e comidas.

PRAIA DE FORA  ( PRAIA DOS RANCHOS)

Principal praia da Vila de Trindade, a Praia de Fora recebe os visitantes que gostam de curtir praias com infraestrutura. A praia está localizada ao longo da principal rua da Vila e oferece vários restaurantes, quiosques e pousadas. Excelente opção para passar o dia. Escolha a sua cadeira e a sua mesinha e sente-se à sombra ou ao sol. O importante mesmo é olhar para o mar e sentir a areia fina nos pés. 

PRAIA DO  CACHADAÇO

Longa praia com acesso por trilha ou barco. Passa-se por ela no caminho para o Cachadaço. Há apenas 2 campings e alguns moradores do lugar. Não tem luz elétrica. Por um dos campings chega-se a uma belíssima cachoeira escondida na mata. As águas são muito limpas e convidativas, mas tome cuidado , pois há lugares perigosos com buracos e redemoinhos. Informe-se com os moradores.

PRAIA DO  CEPILHO

Quem segue pela estrada, em direção a Trindade, chega à Praia do Cepilho, a preferida dos surfistas. Um barzinho localizado estrategicamente acalma a sede, a fome e o cansaço. A vista é maravilhosa.

Ao lado da estrada há espaço para estacionar o carro. Mas em épocas de alta temporada o estacionamento pode ficar mais difícil. Evite atrapalhar o trânsito.

PRAIA DO ENGENHO

Este lugar especial guarda um pouco da história de Paraty. Próximo à praia, no meio da mata, encontram-se as ruínas de um antigo engenho de cana.A roda d'água mantem toda sua imponência e ainda, com um pouco de ousadia, é possível fazê-la virar. O acesso é feito apenas por barco.

PRAIA DO JABAQUARA

Praia extensa com acesso pelo caminho que vai ao Forte Defensor Perpétuo. É famosa por suas lamas medicinais. O famoso Bloco da Lama faz sua concentração aqui para que seus participantes possam se "fantasiar"de seres pré-históricos.Praia ideal para velejar, andar de pedalinho, caiaques e SUP. Boa para crianças pois não possui ondas.  

Tem  muitos quiosques e  barzinhos ao longo da praia.

PRAIA DO MEIO

Preferida entre as famílias com crianças, a Praia do Meio tem mar extremamente tranquilo e raso. É o local ideal na Vila de Trindade para curtir com os pequenos. A praia, em forma de enseada, tem bares, quiosques, passeios de barco, aluguel de SUP e caiaque e, como é de se imaginar, muita gente! Nos finais de semana, a Praia do Meio fica realmente lotada, o que atrapalha um pouco o passeio. Entretanto, é bem mais tranquila durante a semana. 

PRAIA DO PONTAL

Localizada bem pertinho do Centro Histórico, essa é a praia da cidade. Com calçadão, bares, quiosques e muitas mesinhas e cadeiras, a Praia do Pontal é ponto de parada certo entre os moradores. O lugar não é tão bom para curtir um banho de mar, mas é ótimo para aquela cervejinha gelada e comida de boteco ao entardecer.

PRAIA DO SONO

Considerada uma das mais bonitas da região, é extensa, com areias brancas e águas claras. O mar agitado atrai os surfistas. Tem vila de pescadores e área de camping. Frequentada por jovens e aventureiros, é acessível pelo Condomínio Laranjeiras. De lá partem barcos que levam à praia, em viagem de cerca de dez minutos. Outras alternativas são pegar o barco na praia do Meio, em Trindade (20 minutos), ou chegar pela trilha de 1h30, a partir de Laranjeiras. 

PRAIA VERMELHA

A Praia Vermelha está entre as mais visitadas nos passeios de escuna que saem do Porto de Paraty. A praia tem um visual maravilhoso e é também ideal para quem deseja contato total com a natureza, mas não abre mão de um certo conforto. A Praia Vermelha oferece alguns bares, com cadeiras e mesas à beira-mar.

SACO DA VELHA

Praia com pequena extensão de areia é ponto de parada de passeios de escuna. Somente pode ser acessada pelo mar. As águas são muito tranquilas, sem ondas, e tem a mata natural muito preservada. Uma família que habita no local possui um bar que oferece bebidas e petiscos.

SACO  DO MAMANGUÁ

O Saco do Mamanguá é um desses locais que, ao se visitar, se tem a sensação de que o tempo deveria parar e que tudo deveria permanecer exatamente assim, com sua beleza sem igual.

 O Saco do Mamanguá é uma entrada de mar com 8 km de extensão e 2 km de largura. Possui 33 praias e 8 comunidades caiçaras.

Para se chegar ao Saco do Mamanguá pode-se ir de barco, saindo de Paraty-Mirim, ou por trilha (para quem está com bom condicionamento físico).

CACHOEIRAS

CACHOEIRA DO TOBOG  E POÇO DO TARZAN

Enquanto a água corre pela pedra lisa da Cachoeira do Tobogã, moradores da região se preparam, em fila, para descer em alta velocidade. A cena está entre as mais divertidas para os turistas que visitam Paraty. A habilidade dos jovens impressiona e eles capricham nas manobras. Ao final do show, passam uma caixinha pedindo contribuições dos turistas. Difícil negar que os rapazes são mesmo excelentes na aventura de descer a cachoeira. 

Com uma pequena trilha, os visitantes chegam ao Poço do Tarzan, onde é possível tomar banho sem a preocupação de escorregar pela pedra. Uma bela ponte de madeira completa o visual. 

CACHOEIRA DA PEDRA BRANCA E POÇO  USINA

A Cachoeira da Pedra Branca está entre as mais movimentadas de Paraty. Por ser uma das mais tranquilas e belas da região, ela faz parte da rota comum de passeios de jeep.

Se estiver indo pela primeira vez, prefira fazer o trajeto em 4x4 para conhecer o caminho antes de se aventurar. 

A primeira parada do passeio é o Poço Usina. Com seis metros de profundade, o poço marca o local onde foi construída a primeira usina de força da cidade. Nos passeios de jeep, não há parada para banho nesse ponto, apenas para fotos. Você verá parte da casa onde funcionava a usina

HISTORIA

A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente. No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Porém, com a construção de um novo caminho da Estrada Real, desembocando diretamente no Rio de Janeiro, levou a cidade a um grande isolamento econômico. Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha,e principalmente, após a construção da Rodovia Rio-Santos na década de '70, Paraty torna-se pólo de turismo nacional e internacional, devido ao seu bom estado de conservação 

CENTRO HISTORICO

O ponto de partida para os turistas que chegam a Paraty é o Centro Histórico, onde nasceu a "Villa de Nossa Senhora dos Remédios de Paratii". Ele pode ser tranquilamente percorrido a pé em uma tarde, mas a ajuda de um guia é sempre bem-vinda para entender as questões históricas que envolvem a região. Há vários tours guiados oferecidos na cidade. Eles têm baixo custo e tornam a visita muito mais interessante. Normalmente os roteiros têm horários casados com os tours de barco, assim você pode fazer dois passeios no mesmo dia.  

QUANDO QUER VIAJAR

PERGUNTE-NOS

TEMOS HOTÉIS, HOSTELS, POUSADAS

paraisosyplaceres@gmail.com

Escribir comentario

Comentarios: 0

Quiénes somos

Somos un grupo de tres generaciones enamorados de Arraial D´Ajuda que vive en Argentina pero va y viene muchas veces

Marga Artero, mi hija Marisol y mi nieta Sofia Soncin y la invalorable ayuda de Sergio Bonfiglio

Colaboradores especiales:

Clovis Heberle con su blog  https://clovisheberle.blogspot.com.ar

Maria Silva Leal Leal

Rosana Calzeta

Vagner Beraldo

 

 

Un agradecimiento especial a Guillermo Artero, mi papá  un gran escritor que siempre me alentó a hacer cosas novedosas

 

 BUENOS AIRES

MARGA ARTERO

paraisosyplaceres@gmail.com

Whatsapp   +54 911 5851 6484

 

 

 ARRAIAL D´AJUDA

SERGIO BONFIGLIO

sdbonfiglio@hotmail.com

Whatsapp  +55 73 98157 8507


Desde Rio de Janeiro para Brasil y el mundo

Paula Menezes

Socia Directora 

Feelings Turismo

Consultas

paraisosyplaceres@gmail.com