· 

PROJETE A VIAGEM DE SEUS SONHOS : HOJE : TRANCOSO- BA

SONHO COM TRANCOSO- BA

QUANDO IR

Trancoso tem clima delicioso durante todo o ano e por isso é destino para ser visitado em todas as estações. Os meses mais quentes coincidem com o verão, especialmente de novembro a abril, quando a média máxima é entre 28°C e 29°C e a mínima fica entre 24°C e 25°C. 

Meses mais quentes - novembro a abril;

Meses menos quentes (é sempre quente) - junho a agosto;

Meses mais chuvosos - novembro, dezembro, março e abril;

Meses menos chuvoso (sempre tem chuva) - junho, julho, agosto, setembro e fevereiro;

Período de alta temporada - férias escolares, meses de verão e todos os feriados prolongados

PRAIAS

PRAIA BARRA DO RIO DOS FRADES

Chegar ao Rio dos Frades não é tarefa simples. O acesso ao encontro do rio com o mar só é possível de quadriciclo ou a pé. Localizada em uma região de proteção ambiental, a Praia da Barra do Rio dos Frades tem visual bem diferente se comparada a todas as outras de Trancoso. O encontro do Rio dos Frades com o mar é marcado por um lindo manguezal que dá tom distinto e único ao lugar. Vale o sacrifício para ir até lá!

PRAIA ITAPOROROCA

Na maré baixa, as águas mansas de Itapororoca formam piscinas naturais. Deserta, é acessível depois de uma hora de caminhada a partir da praia dos Coqueiros.

A Praia de Itapororoca não tem infraestrutura de quiosques ou restaurantes à beira-mar. Quem quiser uma refeição por lá, terá que investir alguns reais nos restaurantes das poucas pousadas da praia, como a Tutabel. Em construção na Praia de Itapororoca, está o megacomplexo de luxo do hotel Fasano, que promete ser a melhor e mais luxuosa hospedagem de Trancoso.

PRAIA DE ITAQUENA

Tem bela área de mata nativa, extensa faixa de areia branquinha e um mar esverdeado, cristalino. A praia é uma APP (Área de Preservação Permanente), área de desova de tartarugas marinhas – é proibida a circulação de carros de passeio ou bugues. Para chegar, há duas opções: deixar o carro na Praia do Rio Verde e caminhar cerca de 1h30 pela areia

PRAIA DE PATIMIRIM

A praia de Patimirim fica ao sul de Trancoso, quase sempre deserta, frequentada apenas por surfistas e aventureiros.

Praia de Patimirim não é muito conhecida entre os turistas que visitam Trancoso. Distante 6,4 quilômetros do Quadrado, Patimirim acaba não entrando na lista de praias mais visitadas de Trancoso, o que é excelente para quem busca um cantinho sossegado para curtir um banho de mar. 

PRAIA DE TAIPE

Oficialmente, a Praia de Taípe faz parte de Arraial d’Ajuda, mas ela está tão pertinho de Trancoso que é até difícil definir onde começa uma e termina a outra. Vizinha à Praia do Rio da Barra, Taipe é marcada por lindas falésias em tons de rosa, vermelho e ocre, com quase cinquenta metros de altura. A vegetação é nativa e cercada por coqueiros, a faixa de areia é longa e o clima é de praia deserta.

PRAIA DO ESPELHO E PRAIA DOS AMORES

Para ver as piscinas naturais que deram fama à Praia do Espelho e à Praia dos Amores, é preciso visitá-las na maré baixa, preferencialmente nas luas nova e cheia, quando a maré tem maior variação e as piscinas naturais ficam ainda mais bonitas. Na maré alta, apesar de as praias serem lindas, elas não oferecem piscinas naturais. E para ver o mar como espelho, é preciso ter condições perfeitas de vento, maré e tudo mais. É um visual um pouco mais raro, mas, sem dúvida, maravilhoso.

PRAIA DO RIO DA BARRA

A Praia do Rio da Barra, fica a 4 km do centro de Trancoso e a 16 km de Arraial D'Ajuda, no sul da Bahia. Sem dúvida, é uma das praias mais bonitas da região

Localizada entre a Praia dos Nativos e a Praia de Taípe (em Arraial d’Ajuda), a Praia do Rio da Barra é cercada por lindas falésias em tons de bege, rosa, vermelho e ocre. A faixa de areia é longa, bem clarinha e fina. Já o mar, na maré baixa, apresenta deliciosas formações de piscinas naturais e, de quebra, a praia ainda conta com a foz do Rio da Barra para dar água doce aos visitantes.

PRAIA DO RIO VERDE

Apesar das badaladas barracas de praia, Rio Verde é sossegada, não atraindo grupos de excursões. Fica a 15 minutos a pé da praia dos Coqueiros, à direita do Quadrado.

Os clubs da praia Paradise e Bahia Bonita costumam ser points de festas diurnas animadas por DJ´s durante o verão. Por ali fica também o agradável bar Pé na Praia. 

PRAIA DOS COQUEIROS

A Praia dos Coqueiros é a mais popular entre os turistas que visitam Trancoso. O grande charme dessa faixa de areia é oferecer, na mesma praia, vários quiosques deliciosos e também cantinhos sossegados para quem deseja uma praia sem ninguém. Sendo assim, a Praia dos Coqueiros é pra todo mundo! Outro detalhe que torna a Praia dos Coqueiros uma das prediletas dos visitantes é a facilidade de acesso.

PRAIA DOS NATIVOS

O rio Trancoso deságua aqui, formando uma lagoa. A praia é a mais próxima da vila e é frequentada, em especial, pelos hóspedes das pousadas Estrela d´Água, Uxua e Tangará, que ali montam seus clubs de praia com pesticos e drinks estrelados, sofás e espreguiçadeiras e trilha sonora comandada por DJ´s. As barracas são abertas também para não hóspedes.

QUADRADO DO TRANCOSO

Llamado Quadrado, el centro de Trancoso es muy hermoso y merece tanta atención como las playas de la región.

Declarado patrimonio por el Instituto del Patrimonio Histórico y Artístico Nacional (Iphan), el Quadrado está lleno de casitas coloridas que enmarcan el paisaje. Alrededor de la plaza también hay posadas, tiendas de artesanías y restaurantes (elegantes y rústicos), que son los responsables de la agitación en la ciudad. ¡Ahí es donde todo pasa!

Uno de los atractivos locales es la Iglesia de São João. Construida en 1656, está en la cima del acantilado, a 400 m de altura y de espaldas al bello mar verde.

NOITE E BALADA EM  TRANCOSO

Nos meses de baixa temporada, a vida noturna em Trancoso é mais dedicada ao bom hábito de se sentar à mesa, tomar um vinho ou uma cerveja gelada e degustar os bons pratos baianos ou um pouco da culinária internacional, tão bem servida no vilarejo. Comer à luz de velas diante das casinhas do Quadrado faz parte da experiência local. Aproveite cada momento e se delicie com os caprichados menus servidos debaixo das árvores com as lindas luminárias que dão graça à noite. 

Já durante a alta temporada, especialmente entre o Ano Novo e o Carnaval, a vida em Trancoso vira festa. E a festa começa cedo, com uma taça de espumante diante do mar nos beach clubs das praias da região. As mais animadas são a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, que contam com opções como o Fly Club Trancoso (aberto durante todo o ano), o UXUA Beach Bar, o Bahia Bonita Beach Club e o Café de La Musique (geralmente aberto apenas na alta temporada). À noite, a festa acontece em vários bares e pousadas, mas sempre na alta temporada.

DICAS DE VIAGEM

-A voltagem em Trancoso é 220V;

-Em Trancoso, não há uma extensa rede de agências bancárias. No vilarejo, é possível encontrar uma agência do Bradesco e um caixa eletrônico do Banco Itaú. Há ainda agência dos Correios e casa lotérica, onde é possível realizar serviços bancários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. --Para serviços que exijam uma agência bancária física, será necessário ir até Arraial d’Ajuda ou Porto Seguro;

-Cartões de crédito são amplamente aceitos em Trancoso, mas é sempre bom ter uma reserva de dinheiro, já que é complicado fazer saques na cidade;

-O comércio em Trancoso é bem desenvolvido e há supermercados, farmácia, lojas de variedade e todo o básico necessário para os dias de viagem;

-Trancoso é um destino seguro, mas é importante tomar cuidados comuns, como não deixar objetos de valor à mostra dentro do carro ou largados na praia quando a areia estiver cheia de turistas;

-Lembre-se de levar máquina fotográfica subaquática para a viagem. Os corais e peixes nas piscinas naturais rendem lindos cliques, além das belas praias, claro;

-Bolsas impermeáveis são uma ótima pedida para os dias de praia, especialmente porque podem também proteger das chuvas;

-É muito importante ficar atento ao período de alta temporada em Trancoso, quando as tarifas e preços de restaurantes sobem e o fluxo de turistas é intenso. A cidade muda completamente no período do verão. Se quiser ver Trancoso mais calma, fuja dos meses de férias

-No Ano Novo, os preços em Trancoso alcançam cifras astronômicas. Se a sua intenção não for ir a uma das grandes festas badaladas, prefira outro destino;

-Ao se sentar em um dos restaurantes à beira-mar, sempre pergunte qual a consumação mínima. A prática, apesar de ser ilegal, é comum em Trancoso. Para não levar um susto, converse antes com o garçom;

QUANDO QUER VIAJAR

PERGUNTE-NOS

TEMOS HOTÉIS, HOSTELS, POUSADAS

paraisosyplaceres@gmail.com

Escribir comentario

Comentarios: 0

Quiénes somos

Somos un grupo de tres generaciones enamorados de Arraial D´Ajuda que vive en Argentina pero va y viene muchas veces

Marga Artero, mi hija Marisol y mi nieta Sofia Soncin y la invalorable ayuda de Sergio Bonfiglio

Colaboradores especiales:

Clovis Heberle con su blog  https://clovisheberle.blogspot.com.ar

Maria Silva Leal Leal

Rosana Calzeta

Vagner Beraldo

 

 

Un agradecimiento especial a Guillermo Artero, mi papá  un gran escritor que siempre me alentó a hacer cosas novedosas

 

 BUENOS AIRES

MARGA ARTERO

paraisosyplaceres@gmail.com

Whatsapp   +54 911 5851 6484

 

 

 ARRAIAL D´AJUDA

SERGIO BONFIGLIO

sdbonfiglio@hotmail.com

Whatsapp  +55 73 98157 8507