· 

PROJETE A VIAGEM DE SEUS SONHOS : HOJE : CHAPADA DOS VEADEIROS- GOIAS

A Chapada é um convite irrecusável aos amantes do ecoturismo. A região, que engloba oito municípios do interior de Goiás, tem como principais bases de apoio para os turistas a cidade de Alto Paraíso de Goiás, a Vila de São Jorge e Cavalcante. Grande parte das atrações da região está concentrada nas três localidades, entre elas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e quedas d'água espetaculares, como a Cachoeira Santa Bárbara, que se tornou famosa pela água em tons de azul Caribe.

QUANDO IR

A Chapada dos Veadeiros pode ser visitada o ano inteiro, mas é importante dizer que a região oferece duas estações bem definidas e que oferecem experiências distintas aos viajantes.

Período da seca — de maio a setembro

É no auge da seca que o pôr do sol fica mais lindo. O espetáculo é garantido todos os dias nesse período.

Período das chuvas — de outubro a abril

Junto com tanta chuva, vem o risco de trombas d’água. Sim! A região da Chapada dos Veadeiros é acometida pelo fenômeno das trombas d’água

Melhores meses - abril, maio, junho e julho;

Piores meses - dezembro e janeiro;

COMO  CHEGAR

A melhor forma para chegar até a Chapada dos Veadeiros é pegar um avião até Brasília e de lá percorrer os 243km até Alto Paraíso ou 258km até São Jorge. A estrada é bem sinalizada, com asfalto bom e é reta em sua maior parte.

Para visitar a Chapada dos Veadeiros com tranquilidade e conforto, recomendamos o aluguel de um carro.

O QUE FAZER ? 

CACHOEIRAS PRÓXIMAS A VILA  DE SÂO JORGE

CACHOEIRAS  NA CHAPADA DOS VEADEIROS

O ponto alto da Chapada dos Veadeiros são, claro, as cachoeiras! Por isso, vá preparado para andar bastante pelas trilhas enfeitadas pela beleza do cerrado e para mergulhar em vários poços de água bem limpinha. Há trilhas de diversos níveis, das mais fáceis até aquelas para os aventureiros mais empenhados.

Nas trilhas dentro do parque você encontra uma paisagem muito preservada, com espécies de plantas com cores e formatos super diferentes. Para quem visita na seca, ver a paisagem do Parque Nacional ainda é mais impressionante, já que é tudo muito lindo, mesmo com meses e meses sem cair uma gota de chuva.

VALE DA LUA

É um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel. Está fora do Parque Nacional, na Serra da Boa Vista, num vale que se torna muito perigoso na época da chuva devido às repentinas trombas d'água. O nome Vale da Lua vem da aparência que lembraria uma paisagem lunar, com pequenas crateras escavadas pelo atrito da areia levada pela água com as rochas, nas curvas onde as corredeiras são mais fortes, dando origem a pequenos rodamoinhos e funis. Está localizado a 11 km de São Jorge pela rodovia GO-239

MIRANTE DA JANELA E CACHOEIRA DO ABISMO

A Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela é uma das trilhas mais belas da Chapada dos Veadeiros

A Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela fica fora do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, assim como a maioria dos atrativos da região. Para poder acessá-la é necessário pagar uma taxa

a trilha tem início justamente no local onde os locais chamam de aeroporto de discos voadores. Neste local, onde fica o estacionamento para a trilha, existe uma grande pedra de quartzo emoldurada por troncos.

Dizem que tocando a pedra é possível se energizar. Este lugar é cheio de misticismo e muita gente vai até lá pra ver o por do sol e pra tentar algum contato com os seres de outros planetas.

CACHOEIRA DOS SALTOS

Há algumas trilhas dentro do parque. Uma delas é a trilha amarela, que inclui a Cachoeira dos Saltos, o Carrossel e as Corredeiras (os guias do parque recomendam fazer nesta ordem). Até Saltos são cerca de 12km (ida e volta), e a trilha é de nível médio a pesado. Já para quem vai apenas até as Corredeiras, são 6km (ida e volta), de nível moderado. 

CACHOEIRA RAIZAMA

É uma das primeiras cachoeiras particulares da Chapada. Belíssima e relaxante a raizama além de suas beleza naturais realiza eventos e shows em seu Palco super inspirador.

CACHOEIRA MORADA DO SOL

No Morada do Sol as cachoeiras são bem pequenas, mas bem aconchegantes. Toda a extensão do rio é cercada por pedras, onde é possível descansar e até dormir. É um local tranquilo, ideal para um passeio em família, com crianças.

CACHOEIRA DO SEGREDO

Sem dúvida uma das cachoeiras mais bonitas e mágicas da Chapada dos Veadeiros. A cachoeira do segredo é uma das mais visitadas, sua trilha média de 8km valem a pena seu visual mágico.

.........................................................................................

Distânica: 50 km (de Alto Paraíso)

Trilha: 8 km

Nivel: Médio

AGUAS TERMAIS NA FAZENDA MORRO VERMELLO

Na Fazenda Morro Vermelho são três piscinas de pouco mais de um metro de profundidade com água a quase 30 graus. Em dias quentes, fica bem complicado ir durante o dia. Bom mesmo é de noite para relaxar das trilhas que fez durante o dia, ouvindo o som dos bichos na mata que fica ao redor. Na propriedade há um restaurante simples, mas com comida muito gostosa e preço justo.

EDEN PARQUE DE AGUAS TERMAIS 

Na Pousada Éden Águas Termais o esquema não é muito diferente. São três piscinas e a entrada também custa R$ 20. O acesso também é bem fácil, com uma trilha calçada e bem iluminada de 150 metros. Está entre as trilhas mais fáceis da Chapada dos Veadeiros.

O espaço é melhor estruturado, com três piscinas também com bordas de pedras e temperatura em torno de 28 graus, conforme explicação dos proprietários. Ao lado, uma sauna a lenha bem delicinha para os dias mais frios. 

Quem preferir, pode se hospedar alí mesmo, pois no local também funciona uma Pousada, o que pode significar uma economia, já que os hóspedes tem acesso livre às piscina

FORRÓ EM SÂO  JORGE

CACHOEIRAS PRÓXIMAS A ALTO PARAISO

CACHOEIRA DAS LOQUINHAS

Loquinhas é a cachoeira mais proxima de Alto Paraíso, a apenas 3 km da cidade é a cachoeira indicada para o começo da viagem. Possui 17 poços que trasmitem pura paz e tranquilidade em suas águas cristalinas.

....................................................................

Distânica: 4 km

Trilha: 800m

Nivel: Fácil

CACHOEIRAS ALMÉCEGAS I  E II e CACHOEIRA SÂO BENTO

As Almécegas e a cahoeira São Bento ficam dentro da Fazenda São Bento. A cachoeira São Bento fica ao lado da recepção da fazenda e as Almécegas ficam mais ao fundo da propriedade.

...............................................................................................

Distância: 8 km

(Entrada da Fazenda São Bento) 

CACHOEIRA DOS CRISTAIS

A Cachoeira dos Cristais é formada por várias cachoeiras charmosas, com diversos recantos para nadar, banhar-se em duchas naturais e tomar sol com uma bela visão da Serra da Baliza e do Vale do Moinho. É uma das poucas cachoeiras que possui uma estrutura e lanchonete.

..............................................................................

Distânica: 8 km

Trilha: 400mt

CATARATA DOS COUROS

A Catarata dos Couros é sem dúvida um dos melhores lugares para se visitar em Alto Paraíso, sua beleza e grandiosidade nos dão a dimensão de como somos pequenos perante a natureza. A Catarata possui um primeiro grupo de cahoeiras e seguindo a trilha a diante você irá se depará com uma Enorme Catarata.

..............................................................................

Distânica: 50 km (voltando para Brasilia)

CACHOEIRAS PRÓXIMAS A  CAVALCANTE

CACHOEIRA SANTA BARBARA   

A cachoeira da Sta Bárbara é, sem dúvida, uma das cachoeiras mais visitadas de toda Chapada dos Veadeiros, por causa de sua água encantadora de cor azul turqueza. Está localizada no municípil de Cavalcante, na Comunidade do Engenho 2, dentro da Reserva Quilombola Kalunga, a 120 Km de distância de Alto Paraíso de Goiás, sendo 90 Km de asfalto e 30 Km de estrada de terra.

A visita a essas cacheorias não é somente um ecoturismo, vai muito além das belezas naturais, é tambem um passeio pela história e cultura da Comunida Quilombolo Kalunga, povo remanescente de escravos que viveram na região, na epóca do Brasil Colonia, para trabelherem principalmente no garimpo do ouro.

CACHOEIRA  DA  CAPIVARA

A Cachoeira da Capivara é encantadora, localiza-se a aproximadamente 120 km de Alto Paraíso e possui uma trilha mais curta. O lugar é possui uma cachoeira ao fudo e pequenas cataratas onde os banhistas sentir o frescor das suas águas.

CACHOEIRA DA CANDARU

Dentro da Comunidade Kalunga, essa cachoeira não costuma fazer parte do roteiro básico dos turistas - já que a maioria tem como objetivo conhecer a Cachoeira Santa Bárbara.

No entanto, para aqueles que gostam de aventura e querem algo a mais, a caminhada até a Cachoeira do Candaru vale a pena! São 6km (ida e volta) de uma trilha cercada de flores exuberantes, plantas e árvores nativas do cerrado, além de um trecho entre plantações de arroz e milho que tornam o trajeto ainda mais curioso

DICAS

Postos de Gasolina: apenas em Alto Paraíso e Cavalcante. Em São Jorge e próximo ao Parque Nacional não tem posto.

O QUE LEVAR:

1. Câmera

2. Óculos de natação / snorkel, pois algumas cachoeiras são mais bonitas de baixo d’água;

3. Protetor Solar (pode parecer que não mas o sol da montanha queima bastante!);

4. Repelente;

5. Hidratante (sua pele vai sofrer com o clima seco da região);

6. Tênis confortável (vimos pessoas de chinelo, mas é bem desconfortável);

7.Durante a seca, beba muita água e mantenha-se hidratado;

8.Cartões — principalmente Mastercard e Visa — são aceitos nos estabelecimentos comerciais, porém em muitos casos apenas na função débito. Tenha sempre uma reserva em espécie para emergências e também para pagar a entrada em atrativos, caso seja necessário

9.. Óculos escuros, boné ou chapéu para as trilhas (principalmente no Parque Nacional, onde as caminhadas são feitas em campo aberto);

QUANDO QUER VIAJAR

PERGUNTE-NOS

TEMOS HOTÉIS; HOSTELS, POUSADAS

paraisosyplaceres@gmail.com

Escribir comentario

Comentarios: 0

Quiénes somos

Somos un grupo de tres generaciones enamorados de Arraial D´Ajuda que vive en Argentina pero va y viene muchas veces

Marga Artero, mi hija Marisol y mi nieta Sofia Soncin y la invalorable ayuda de Sergio Bonfiglio

Colaboradores especiales:

Clovis Heberle con su blog  https://clovisheberle.blogspot.com.ar

Maria Silva Leal Leal

Rosana Calzeta

Vagner Beraldo

 

 

Un agradecimiento especial a Guillermo Artero, mi papá  un gran escritor que siempre me alentó a hacer cosas novedosas

 

 BUENOS AIRES

MARGA ARTERO

paraisosyplaceres@gmail.com

Whatsapp   +54 911 5851 6484

 

 

 ARRAIAL D´AJUDA

SERGIO BONFIGLIO

sdbonfiglio@hotmail.com

Whatsapp  +55 73 98157 8507


Desde Rio de Janeiro para Brasil y el mundo

Paula Menezes

Socia Directora 

Feelings Turismo

Consultas

paraisosyplaceres@gmail.com