· 

PROJETE A VIAGEM DE SEUS SONHOS : HOJE : CAPITÓLIO

Com mais de 1440 km² de área e banhando mais de 30 municípios mineiros, o Lago de Furnas é a maior atração nos arredores da cidade de Capitólio e também o principal motivo que leva tantos turistas até lá. A verdade, no entanto, é que Capitólio vai além-mar e há diversas outras atrações para curtir durante os dias de viagem. 

COMO CHEGAR

Capitólio fica a 283 quilômetros de distância de Belo Horizonte

Bem chegar a Capitólio é simples, primeiro chegue a capital mineira, uma vez em Belo Horizonte existem duas formas de prosseguir:

Carro – a primeira, se você quer curtir o caminho com calma e apreciar a paisagem, alugue um carro, Capitólio fica a 283 quilômetros então você pode apreciar o dia na estrada e aproveitar para tirar lindas fotos no caminho, basta seguir pela MG – 050, se for escolher este caminho a sugestão é ir de manhã para aproveitar melhor a vista.

Ônibus – você pode pegar um ônibus direto de Belo Horizonte para Capitólio, o ônibus vai te deixar na rodoviária

QUANDO IR

Outubro abre a primavera com dias quentes e pouca chuva. A temperatura máxima fica em 29°C e a mínima em 18°C, sendo esse o mês mais quente na região e um bom período para a viagem. A partir de novembro, apesar da boa temperatura, as chuvas voltam com força, o que torna os passeios mais difíceis, especialmente nas rotas que exigem veículos 4x4.

Melhores meses pra viajar:  abril, maio, agosto, setembro e outubro;

PASSEIOS

LAGO DA REPRESA DAS FURNAS

O Lago da Represa de Furnas ganhou fama de “mar de minas” e a grandiosidade de suas águas, com 1440 km² de área, faz mesmo dele um lugar espetacular. Maior atração da região de Capitólio, o lago é cercado por uma linda paisagem formada por cachoeiras e cânions que dão ainda mais beleza ao lugar. Navegar pelas águas do Lago de Furnas é o ponto de partida de quase todo turista que visita Capitólio e vale cada minuto do passeio. 

ATRAÇÔES DO  LAGO  DE FURNAS

CÂNIONS  DE CAPITÓLIO

O Cânion de Furnas pode ser visitando de duas maneiras e ambas são sensacionais. A primeira delas é em passeio de lancha ou chalana pelo Lago da Represa de Furnas. O ápice do tour, que conta com outras atrações, é uma parada para ver bem de perto as duas cachoeiras que se formam no ponto mais bonito do cânion, local que pode ser observado também do alto, a partir do Mirante de Furnas. Até pouco tempo atrás, o tour pelo Lago de Furnas incluía um mergulho sob as cachoeiras. Com o aumento do fluxo de embarcações, o mergulho agora é restrito e nem sempre permitido. De todo modo, chegar bem pertinho das cachoeiras e sentir a força das quedas d’água é sensacional.

CACHOEIRA LAGOA AZUL

As duas quedas d’água da Cachoeira Lagoa Azul fazem a festa dos turistas que estão em passeios pelo Lago da Represa de Furnas. Uma das mais belas paradas do roteiro, essa cachoeira é um convite a um relaxante banho. O visual é maravilhoso e merece ser curtido com calma. A depender do sol, a queda ganha tons de verde (apesar do nome) e o poço é na medida certa para um mergulho tranquilo.

VALE DOS TUCANOS

O Vale dos Tucanos é desses lugares que nos remetem a histórias fantásticas. Cercado por grandes paredões rochosos, a pequena faixa de água da Represa de Furnas é o caminho para o lindo visual do vale. O caminho até o pequeno trecho é permeado de cenários magníficos e com ótimos pontos para mergulho. Quando há pouco movimento de turistas é possível parar a embarcação e dar um bom salto em meio à paisagem. O lugar é relaxante e encantador, digno de muitos minutos de contemplação em meio à natureza.

CACHOEIRA CASCATINHA- CASCATA ECO PARK

Para quem faz o passeio de lancha ou chalana, a parada na Cascatinha pode ser apenas para apreciar o visual da cachoeira ou para um banho rápido no lindo poço. Já quem a visita a partir da estrada poderá ficar o tempo que desejar no lugar. O acesso, a partir da MG-050, é pelo complexo Cascata Eco Parque. A trilha até o final da cachoeira é de nível fácil (média de 20 minutos de caminhada com paradas) e há diversos poços para banho no caminho, sendo que a trilha termina no mirante para a Cascatinha.

CACHOERINHA DA ILHA

Em dias tranquilos, o lugar é um ótimo ponto para mergulho e para relaxar nas águas que correm pelas pedras. Vale até pegar uma prancha de SUP e dar algumas boas remadas na área. Para quem quer mesmo é um dia de festa, o ideal é alugar uma lancha privativa, reunir os amigos, e aproveitar até o pôr do sol. 

O acesso à Cachoeirinha da Ilha só é possível pelo Lago de Furnas, sendo assim, uma embarcação é fundamental para ir até a atração. O tour de apenas 4 horas não fica muito tempo por lá. Se quiser unir a festa ao passeio, prefira os roteiros de dia inteiro ou alugue uma embarcação privativa.

CASCATA DO ECO E PISCINAS NATURAIS

A cascata do eco tem uma das águas mais puras do mundo e muitas vezes sua queda pode criar arco-íris que valem a pena fotografar, em volta dezenas de piscinas naturais até perder de vista, o local tem um charme natural que encanta os visitantes e é ideal para quem tem crianças pequenas ou quer ter um encontro romântico com aquela pessoa especial, não tem vendedores ou lanchonetes por perto então leve seu lanche e sua água, também não esqueça de levar um guarda sol se for passar o dia.

MORRO DO CHAPËU

Se você gosta de vistas de tirar o fôlego este você não pode perder, o mirante fica a 1.293 metros de altura, do alto você tem uma vista privilegiada do lago de furnas e dos muitos municípios nas redondezas, para os mais religiosos também é possível visitar a capela do mirante onde está exposta uma imagem de Nossa senhora dos desamparados, o mirante fica a 11km então o caminho tem que ser feito de carro, mas acredite que vai valer a pena, se escolher passar a tarde você pode fazer um piquenique ao pôr do sol,

CACHOEIRA DO GRITO

A cachoeira do grito está na trilha do sol. Então quem for se aventurar por essa trilha, essa é uma parada obrigatória. Lá você encontra um lindo poço com águas cristalinas e um paredão rochoso ao lado, perfeito para se refrescar e revigorar as energias nas águas geladas que dele cai.

A cachoeira é de fácil acesso e para chegar até ela é preciso descer uma escada de pedras (vá com sapato apropriado para trilhas). O acesso até é feito pela rodovia MG-050, quase logo ao lado da ponte do rio Turvo.

CACHOEIRA POÇO DOURADO

Logo após a Cachoeira do Grito, a 500 metros, está a Cachoeira do Poço Dourado. Como o próprio nome já diz, lá você encontrará uma piscina natural com águas douradas e cristalinas. A paisagem é de encher os olhos, e o lugar é tomado de calmaria, sendo perfeito para fazer aquela pausa para relaxar. Você pode até ver alguns peixinhos nadando nas águas claras.

PASSEIO  PARA A SERRA DA CANASTA

A Serra da Canastra está bem pertinho de Capitólio! Permeada por lindas paisagens, grandes cachoeiras e fazendas produtoras de um dos melhores queijos do Brasil, a Serra da Canastra é um universo maravilhoso e vale a visita, mesmo que em apenas um dia de passeio. A região está bem próxima de Capitólio (são apenas 85 km até a cidade de São Roque), mas a estrada, nem sempre amigável, torna os passeios uma boa pedida. Algumas atrações são acessíveis apenas por carros com tração (caso da nascente do Rio São Francisco e a parte alta do Parque Nacional da Serra da Canastra) enquanto outras têm acesso bastante ruim em período de chuvas (caso da Cachoeira Casca d'Anta). Na dúvida, vale o passeio!

CENTRO DA CIDADE E NOITE

Para quem gosta de aventuras e natureza mas não abre mão da vida noturna e ficou pensando como seria a noite em Capitólio, acredito que você não vai se decepcionar, a cidade conta com vários bares com temáticas variadas, são ótimos lugares para ver o jogo do seu time do coração num bar mais esportivo ou encontrar os amigos depois de um dia de trilhas num bar mais aconchegante ou até mais musical, os mais movimentados da cidade são o bar fantasma da ópera que funciona como um pub, e o bar e restaurante central que tem um ar mais tradicional e oferece pratos variados, e se você quer curtir uma paisagem enquanto bebi, o bar e restaurante beira mar oferece petiscos e frutos do mar com qualidade ímpar, apesar de um pouco afastado é uma boa pedida para quem quer curtir a brisa noturna.

DICAS PARA SUA VIAGEM

1 – Não há mais atrações gratuitas

Até o mirante, que fica na beira da estrada, e de onde se tem a única vista superior dos cânions, agora é pago.

2 – Leve dinheiro – não tem banco e muitas atrações não aceitam cartão

Não há bancos ou caixas eletrônico em Capitólio.

3 – Avalie se vale a pena ficar em outra cidade

Capitólio é a cidade mais famosa porque os cânions ficam em sua área. Porém, do centro de Capitólio até a Ponte do Rio Turvo (MG 050 km 306), que é de onde saem os passeios náuticos*, são 25 km, enquanto que da Ponte até o centro de São José da Barra são 22 km. Os preços de acomodação em São José podem ser mais atrativos.

4 – Reserve passeios náuticos com antecedência

Se você vai viajar durante finais de semana e feriados, é altamente recomendado reservar seus passeios com antecedência, especialmente se você quiser chalana ou catamarã em vez da lancha. A chalana tem capacidade para 22 pessoas e é operada pelo Portal da Chalana. Já o catamarã comporta 60 pessoas e quem opera o passeio é a Empresa Catamarã Escarpas.

QUANDO QUER VIAJAR

PERGUNTE-NOS

TEMOS HOTÉIS, HOSTELS, POUSADAS

paraisosyplaceres@gmail.com

Escribir comentario

Comentarios: 0

Quiénes somos

Somos un grupo de tres generaciones enamorados de Arraial D´Ajuda que vive en Argentina pero va y viene muchas veces

Marga Artero, mi hija Marisol y mi nieta Sofia Soncin y la invalorable ayuda de Sergio Bonfiglio

Colaboradores especiales:

Clovis Heberle con su blog  https://clovisheberle.blogspot.com.ar

Maria Silva Leal Leal

Rosana Calzeta

Vagner Beraldo

 

 

Un agradecimiento especial a Guillermo Artero, mi papá  un gran escritor que siempre me alentó a hacer cosas novedosas

 

 BUENOS AIRES

MARGA ARTERO

paraisosyplaceres@gmail.com

Whatsapp   +54 911 5851 6484

 

 

 ARRAIAL D´AJUDA

SERGIO BONFIGLIO

sdbonfiglio@hotmail.com

Whatsapp  +55 73 98157 8507


Desde Rio de Janeiro para Brasil y el mundo

Paula Menezes

Socia Directora 

Feelings Turismo

Consultas

paraisosyplaceres@gmail.com