· 

PROJETE A VIAGEM DE SEUS SONHOS : HOJE : PENINSULA DE MARAÚ

COMO CHEGAR

Para quem vai de carro a partir de Salvador, Ilhéus e Itacaré

Quem opta por viajar de carro até a Península de Maraú deve ficar atento às condições da estrada. O trecho da BR-030 que leva até Barra Grande (total de 46 km) é todo em estrada de terra. A qualidade da rodovia é péssima e em momento de muita chuva o trajeto pode ser intransitável para carros sem tração nas quatro rodas. Antes de viajar de carro, consulte a pousada para saber as condições da rodovia

Para quem vai sem carro

A melhor opção de acesso à Península de Maraú para quem está sem carro é o transporte de barco ou lancha via cidade de Camamu, localizada a 195 km de Salvador, 55 km de Itacaré e 115 km de Ilhéus. Em Camamu, chegam ônibus que partem de Itaparica (para quem está em Salvador), Ilhéus e Itacaré. De Camamu, partem barcos e lanchas durante todo o dia rumo a Barra Grande, principal base de hospedagem para quem visita a Península de Maraú. É possível também contratar transfers particulares para realizar a rota via terrestre até Barra Grande, mas a péssima qualidade da estrada não torna esse meio de transporte vantajoso.

Lanchas e Barcos a partir de Camamu

A partir de Camamu, é possível pegar barcos e lanchas até Barra Grande, principal ponto de hospedagem da Península de Maraú. Os barcos, mais lentos, levam até 1h30 para chegar a Barra Grande. Já as lanchas levam apenas trinta minutos. O custo do trajeto é de R$ 30. Tanto barcos quanto lanchas têm como ponto de chegada o vilarejo de Barra Grande. Há lanchas todos os dias, de hora em hora, com operação das 6h às 17h. Duas empresas principais fazem o trajeto entre Camamu e Barra Grande: a Princesinha Turismo e a Camamu Adventure. Há outras lanchas e barcos independentes que operam a rota e podem ser contratatos diretamente no porto de Camamu.

PRAIAS

BARRA GRANDE

Também muito procurada pelos turistas, a Praia de Barra Grande concentra grande parte dos restaurantes e pousadas da Península de Maraú. É lá onde chegam os barcos e lanchas que levam os turistas até a região. Barra Grande é a praia ideal para quem gosta de movimento e de ficar pertinho de tudo, já que ela está colada à vila de Barra Grande, principal base para hospedagem na Península de Maraú. Quanto mais perto do porto, mais gente. Para fugir, basta caminhar um pouco pela faixa de areia. 

TAIPU DE FORA

As piscinas naturais da Praia de Taipu de Fora são a atração mais famosa da região. O espetáculo é responsável pela visita de grande parte dos turistas que chegam a Maraú. O mar transparente, junto aos corais, forma deliciosas porções de água facilmente acessíveis por quem está na praia. Não é preciso jangada ou barcos para chegar às piscinas, o que torna a atração ainda mais especial. Basta um snorkel e uma máscara para ser feliz e ver muitos peixes! As piscinas se formam em um curto trecho de Taipu de Fora e somente na maré baixa, sendo assim, organize-se para estar na praia nesse momento. 

PRAIA DE ALGODOES

Se tem um paraíso ainda escondido da grande parte dos turistas que chegam à Península de Maraú, certamente é a Praia de Algodões. Com longa faixa de areia, formação de piscinas naturais, mar transparente, cercada por coqueiros e quase desabitada, Algodões lembra o que era Taipu de Fora alguns anos atrás. Distante da rota de praias mais procurada pelos visitantes, Algodões acaba oferencendo aos turistas que chegam por lá momentos de calmaria e de praia praticamente deserta.

O povoado que cerca a Praia de Algodões, primeira praia da Península de Maraú, está restrito a um pequeno trecho da faixa de areia e no local há apenas algumas pousadas, restaurantes simples e casas de veraneio. Não há mais de dez pequenas ruas no lugar

PRAIA E  LAGOA  DO CASSANGE

O passeio pela Praia do Cassange inclui também uma visita à vizinha Lagoa do Cassange, que acompanha a praia e é separada da faixa de areia por uma intensa vegetação. O local é ótimo para prática de caiaque e stand up, sendo possível alugar o equipamento à margem da lagoa, que também oferece um delicioso banho. Na Lagoa do Cassange, começa a trilha ecológica — chamada de Trilha das Bromélias — que leva até a Praia de Taipu de Fora, passando também pela Praia de Saquaíra. É um percurso maravilhoso, repleto de natureza e que pode ser realizado com um quadriciclo. Não tente botar o carro na areia fofa dessa trilha, você poderá ficar atolado.

PRAIA DE SAQUAÍRA

A Praia de Saquaíra, à primeira vista, pode pegar os turistas desavisados de surpresa. Chegar à praia pelo povoado pode não dar uma boa impressão, já que a orla existente está toda deteriorada e a praia parece abandonada. Entretanto, basta chegar à entrada seguinte para ver que aquele pedacinho não reflete a beleza do lugar. Saquaíra é uma praia extensa, tem vários pontos desertos, coqueirais bem preservados, mar tranquilo (especialmente na maré baixa) e deliciosos pontos para passar o dia, que pode ser divido também entre as vizinhas Praia do Cassange e Praia de Algodões.

PRAIA DE PONTA DO MUTÁ

A tarde chega e, com ela, os turistas correm para curtir o pôr do sol na Ponta do Mutá. É hora de relaxar de frente para o espetáculo que acontece todos os dias no mar, onde o sol se põe e a cada minuto o céu é colorido por novos tons, sempre surpreendentes. A Praia da Ponta do Mutá tem mar calmo, areia clara e é ótima para passar o dia, porém é perto do entardecer que ela se torna uma das principais atrações da Península de Maraú. 

A praia tem bons bares, com diferentes estilos musicais e cadeirinhas sempre convidativas a relaxar. O mais tradicional é o Sol do Mutá, mas quem prefere estilos musicais diferentes pode experimentar também o Oh Bar e o Café de La Musique, onde a festa apenas começa com o pôr do sol. Quando a região está cheia de turistas, as festas costumam seguir noite adentro, com direito a fogueira, bons drinks e taças de espumante para brindar às belezas da Bahia

PRAIA DE  TRES COQUEIROS

O nome da Praia dos Três Coqueiros não faz jus a essa faixa de areia da vila de Barra Grande, afinal, toda a orla que cerca a região é permeada por coqueiral. Marcada pelo mar agitado na maré alta e por piscinas naturais na maré baixa, a Praia de Três Coqueiros é cercada por casas de veraneio e poucas pousadas. Situada próxima ao centro de Barra Grande, Três Coqueiros tem clima bem mais tranquilo que a praia principal próxima ao porto, onde desembarcam os turistas que chegam de Camamu.

PRAIA DA BOMBAÇA

Bem pertinho do centro de Barra Grande, a Praia da Bombaça é uma excelente opção para escapar do movimento do centro da vila e para curtir calmamente um bom banho de mar. Vizinha à Praia deTrês Coqueiros e à Praia de Taipu de Fora, Bombaça tem uma parte da faixa de areia com casas de veraneio e pousadas, mas um longo trecho é deserto, apenas cercado por coqueiros. A Praia da Bombaça não oferece muitas opções de restaurantes e quiosques. Por lá, o que reina é a calmaria e a praia praticamente vazia. O início da Bombaça é marcado por um pequeno trecho de casas. Depois é só areia, coqueiros, sol e mar.

PASSEIOS PELA PENINSULA DE MARAÚ

ILHA DA PEDRA FURADA

Principal parada dos passeios de lancha e barco que partem da Península de Maraú e Barra Grande, a Ilha da Pedra Furada é uma das mais belas da Baía de Camamu. Mesmo sendo uma propriedade particular, turistas são autorizados a visitar o interior da ilha mediante pagamento de taxa d. Quem desejar ficar apenas na praias, não precisará pagar a taxa, já que a praia é pública.

A Ilha da Pedra Furada é um daqueles cenários naturais que rendem imagens maravilhosas. Prepare a câmera e capriche nos cliques entre as formações rochosas que permeiam a ilha, entre elas, a famosa pedra furada. Há ainda uma pequena gruta, de nome Gruta da Vagina, por onde passam os turistas para chegar à outra ponta da ilha. Sem dúvida, um momento curioso do passeio. Não deixe de procurar também pela placa do “escritório”. Um ótimo registo à beira-mar para mostrar aos amigos quão difícil estão sendo os seus dias na Bahia.

ILHA DO GOIÓ

A Ilha do Goió faz parte do roteiros de passeios de lancha e escuna que partem de Barra Grande, Itacaré e Camamu rumo às ilhas da Baía de Camamu. Com mar extremamente calmo, raso e transparente, a Ilha do Goió agrada especialmente às famílias e crianças. A ilha tem um lado mais movimentado, onde está o restaurante que recebe os turistas, e outro bem mais deserto, sem nenhuma construção. Vale caminhar um pouquinho para ter a sensação da ilha só para você. Goió não costuma ser uma parada demorada no passeio pela Baía de Camamu, o tempo é suficiente para banho e uma refeição.

PASSEIO DE LANCHA E SCUNHA PELA BAIA DE CAMAMÚ

Para começar os passeios pela Península de Maraú, invista nos roteiros de lancha ou escuna pela Baía de Camamu. O tour tem como ponto de partida o porto na Praia de Barra Grande e faz paradas na Ilha da Pedra Furada, Ilha do Goió e Ilha do Sapinho, onde acontece o almoço.

O passeio tem duração de quatro a seis horas, a depender da rota escolhida.

NOITE EM BARRA GRANDE

A vila de Barra Grande é um charme. Toda de areia, o ritmo por lá parece ser outro. Não existe estresse nem correria. Durante o dia, a dica é curtir as praias, mas à noite, as lojas e restaurantes abrem e o agito fica pela vilinha. Mas é um agito tranquilo com famílias e jovens dividindo mesas, bebendo cerveja gelada e experimentando pratos típicos com música ao vivo.

DICAS

-Não há caixas eletrônicos ou bancos na região. Tenha dinheiro suficiente para toda a viagem. Cartões de crédito são amplamente aceitos nas pousadas e restaurantes, mas podem não ser aceitos em quiosques menores à beira da praia. Tenha sempre dinheiro em espécie para emergências. Os bancos mais próximos estão em Maraú, Camamu e Itacaré;

 

-O comércio na Península de Maraú é limitado, mas há boas lojas de roupas, farmácia, mercadinhos, padarias e outros. Não são lojas grandes, mas suprem o necessário para os dias de viagem. Se houver uma compra de emergência, o melhor é seguir até Camamu ou Maraú;

 

-A região da Península de Maraú é segura, mas é importante tomar cuidados básicos, como não deixar objetos de valor à mostra dentro do carro ou largados na praia quando estiver cheia;

-A estrada que chega até a Península de Maraú é realmente muito ruim. Antes de viajar, consulte a pousada sobre as condições de acesso para carros comuns. Especialmente após grandes períodos chuvosos, é comum que a estrada fique com buracos enormes. Tenha muito cuidado e paciência no trajeto. Veja mais sobre como chegar a Península de Maraú e Barra Grande;

 

-As lanchas rápidas que saem de Camamu são uma excelente maneira de chegar a Barra Grande, porém, se viajar sem carro, será necessário usar o transporte de jardineira ou alugar um quadriciclo para se locomover. Viajar de carro dá mais liberdade e autonomia de itinerário e horários. Veja mais sobre como se locomover na Península de Maraú;

QUANDO QUER VIAJAR

PERGUNTE-NOS

TEMOS HOTÉIS, HOSTELS, POUSADAS

paraisosyplaceres@gmail.com

Escribir comentario

Comentarios: 0

Quiénes somos

Somos un grupo de tres generaciones enamorados de Arraial D´Ajuda que vive en Argentina pero va y viene muchas veces

Marga Artero, mi hija Marisol y mi nieta Sofia Soncin y la invalorable ayuda de Sergio Bonfiglio

Colaboradores especiales:

Clovis Heberle con su blog  https://clovisheberle.blogspot.com.ar

Maria Silva Leal Leal

Rosana Calzeta

Vagner Beraldo

 

 

Un agradecimiento especial a Guillermo Artero, mi papá  un gran escritor que siempre me alentó a hacer cosas novedosas

 

 BUENOS AIRES

MARGA ARTERO

paraisosyplaceres@gmail.com

Whatsapp   +54 911 5851 6484

 

 

 ARRAIAL D´AJUDA

SERGIO BONFIGLIO

sdbonfiglio@hotmail.com

Whatsapp  +55 73 98157 8507


Desde Rio de Janeiro para Brasil y el mundo

Paula Menezes

Socia Directora 

Feelings Turismo

Consultas

paraisosyplaceres@gmail.com