· 

PROJETE A VIAGEM DE SEUS SONHOS : HOJE : MORRO DE SAO PAULO

CONHEÇA AS MELHORES PRAIAS EM MORRO DE SÃO PAULO!

PRIMEIRA PRAIA

A Primeira Praia tem excelentes ondas no inverno e é propícia àqueles que costumam fazer a prática do surfe. Isso explica porque é tão frequentada por quem curte essa modalidade. Também é uma das preferidas dos nativos e de famílias com crianças, já que garante o acesso rápido aos que estão no centro e que fazem passeios curtos em qualquer horário do dia.

 

No local, você verá a grande beleza que cerca a região, com uma bela vista em que se pode ver o Farol do Morro, importante monumento histórico de lá. São 300 metros de faixa de areia com um mar excelente aos que gostam de se banhar. Ela dispõe de opções de entretenimento imperdíveis, como o passeio de banana boat. É possível, inclusive, alugar pranchas e equipamentos para praticar o mergulho.

SEGUNDA PRAIA

Com 400 metros de extensão, a Segunda Praia é uma das praias em Morro de São Paulo que recebem frequentes visitantes, especialmente no período da noite — momento em que bares e restaurantes oferecem música ao vivo. Durante o dia, diversas pessoas se divertem nadando nas piscinas naturais, tomando banho de sol ou praticando algum esporte.

Vôlei, rúgbi, frescobol e até futevôlei são modalidades esportivas comuns por lá. Muitos grupos se organizam no intuito de participar de competições que agitam a região e atraem a atenção de quem passa pelo local. Outro ponto a favor é que ela está bem próxima a um dos principais cartões-postais de lá: a Ilha da Saudade.

Trata-se de um lugar famoso por abrigar belos recifes de corais e cardumes coloridos que tornam o passeio inesquecível. Para os mais animados, cabe destacar que ela abriga estabelecimentos que organizam festas de luau todas as segundas e quintas-feiras. Logo, se você tem um perfil festivo, com certeza, verá que essa é a melhor praia do Morro de SP.

TERCEIRA PRAIA

Com 800 metros de extensão, é a melhor opção aos que gostam de mergulhar nas praias em Morro de São Paulo. O motivo está no fato de ela ser bastante tranquila e sossegada. Além disso, conta com uma longa barreira de corais que gera cenários incríveis que possibilitam que o turista contemple o mundo debaixo d’água.

Apesar de ter menos agito que as anteriores, a Terceira Praia também abriga hotéis, restaurantes e lojas variadas. Se o objetivo é fazer mais que o mergulho, vale a pena alugar um caiaque ou uma prancha específica para a prática do stand up paddle.

QUARTA PRAIA

Com 8 km de extensão, ela é a maior e mais deserta de todas as praias em Morro de São Paulo. Isso não significa, porém, que não tenha potencial para agradar a pessoas com necessidades distintas. É comum, por exemplo, a procura da Quarta Praia pelos que desejam ler, meditar, tirar uma soneca ou realizar uma caminhada livre de perturbações.

Outra possibilidade é fazer passeios de bicicleta, a cavalo e até de charrete. A vantagem é que todo o percurso será acompanhado por belos corais e piscinas emolduradas pelo oceano. Quem curte banhos agradáveis também se encantará com as águas dessa região, já que tendem a ser mornas ou quentes.

QUINTA PRAIA OU PRAIA DO ENCANTO

Você é o tipo de viajante que quer ficar longe de multidão ou perto apenas daquelas pessoas que estão fazendo a viagem em sua companhia? Então, não deixe de considerar a Quinta Praia da ilha, que também é conhecida como Encanto. Esse nome é dado pelo fato de ela ter ricas fauna e flora pertencentes à Mata Atlântica.

Parte de sua extensão, de aproximadamente dois quilômetros, recebe cuidados ambientais com o intuito de preservar as espécies que nela habitam. Existem locais de hospedagem que são bastante confortáveis e que acolhem o turista a fim de que ele tenha seu descanso merecido em meio a um ambiente que possibilita a paz e a tranquilidade.

PRAIA DE GARAPUA

Ainda na Ilha de Tinharé, há um lugar bastante conhecido pelos que visitam tal localidade: a Praia de Garapuá, que se encontra bem próxima à Praia do Encanto.

Apesar de ter um número muito reduzido de pousadas, comparada à sua região vizinha, a área de 2 quilômetros traz pequenas ondas em seu mar e conta com piscinas naturais que agradarão aos turistas que desejam conhecer tal local. Há também a lagoa de mesmo nome, manguezais e a capela São Francisco de Assis, importante monumento histórico de lá.

PRAIA DA GAMBOA

Outro local que é bem próximo às praias em Morro de São Paulo é a Praia da Gamboa, que fica situada em um vilarejo de pescadores que também pertence ao município de Cairu. É possível chegar até lá por meio de um passeio chamado “Volta à ilha”, de barco ou a pé, caso o turista goste de fazer trilhas. 

Entre restaurantes que oferecem pratos deliciosos com o melhor da culinária regional, há atrativos que surpreenderão os turistas. Por exemplo, o paredão de argila, uma substância que pode ser usada no intuito de rejuvenescer a pele; o Bar Flutuante da Ilha da Coroa; a queda d’água que recebe o nome de Fonte do Céu e a Igreja Nossa Senhora da Penha.

PRAINHA DO FORTE

A Fortaleza de Tapirandu é um dos monumentos históricos da ilha e foi considerada como patrimônio histórico nacional. Foi construída no período colonial no intuito de proteger os habitantes dessa região de roubos e ataques. Perto dela, há um local que muitos acham ser a melhor praia do Morro de SP. Trata-se da Prainha do Forte, que é formada quando a maré está baixa.

Lá, é possível fazer mergulhos e entrar em contato com a beleza dos cardumes e recifes

VIDA NOTURNA

Quem chega desprevenido não sabe, mas um dos pontos fortes de Morro de São Paulo são as festas.  Na alta temporada tem festa todo dia! No entanto, se você não viajar nessa época, não se preocupe, pois há festas também na baixa temporada e você não irá se decepcionar.

Para os que não gostam de badalação e querem uma coisa mais tranquila, a opção é escolher um dos vários restaurantes com música ao longo da ilha.

A noite começa nas barracas que vendem caipifrutas de todos os tipos ou em barzinhos, e seguem noite adentro. As festas acontecem em todo lugar, mas algumas já são conhecidas. Na Pulsar Disco, ocorre a Festa da Espuma – uma festa em que, como diz o nome, muita espuma é jogada nos visitantes. A Toca do Morcego também oferece festas o ano inteiro, variando temas e tipos de música. As festas não começam antes das 23h e, para a entrada, é cobrado um ingresso, que normalmente é mais caro na alta temporada.

Uma atração gratuita e tradicional são os luaus que ocorrem às segundas e às quintas-feiras, na segunda praia. O luau atrai bastante gente e vale a pena dar uma passada para conferir. 

O que fazer em Morro de São Paulo?

MIRANTE DA TIROLESA

É um lugar propício não só para quem pretende descer pela tirolesa de 320m de altura , como para quem quer ter uma vista geral de Morro de São Paulo. Fotografias ficam muito bonitas no lugar porque é possível observar a primeira, a segunda, a terceira e a quarta praias de lá.

TOCA DO MORCEGO

Pela infraestrutura e pela organização, a Toca do Morcego é o melhor lugar para ver o sol se pondo. Esse espaço cobra  pela entrada e oferece esteira, almofadas e, ainda, um cardápio com bebidas e petiscos; ou seja, você fica debaixo das árvores, deitado numa espreguiçadeira, ouvindo música, vendo o...

FAROL

No meio da mata, depois da subida de 120 degraus e de mais uma caminhada, você chegará ao Farol de Morro de São Paulo. Próximo há um mirante que proporciona uma vista linda do lugar. Do mirante, olhando para baixo, você pode enxergar a Praia do Forte – pequena, mas muito bonita e tranquila. Ao fundo, bem distante, fica a cidade.

FORTE

O forte é visto logo na chegada do Morro de São Paulo. Ele foi usado como ponto estratégico, principalmente para proteger a cidade de Salvador. Hoje está em péssimas condições de conservação - o que é uma pena, pois o lugar tem potencial para ser muito mais atrativo. Junto do forte fica uma antiga senzala

IGREJA NOSSA  SENHORA DA LUZ

A igreja, de 1845, fica na entrada de Morro de São Paulo e todos que chegam podem vê-la. Ela é pequena, sem muita coisa, mas é simpática. Vale uma passada rápida quando você estiver andando por ali

PASSEIOS

PASSEIO EM GAMBOA

Partindo de Morro de São Paulo é possível chegar a Gamboa pela praia, caminhando cerca de 40 minutos, se a maré estiver baixa. Se não estiver, a ida de barco , partindo do terminal. Na Gamboa você pode comer uma boa moqueca, ver o pôr do sol e aproveitar a atração principal: o banho de argila, seguido...

VOLTA NA ILHA DE TINARÉ

O passeio que dá a volta na Ilha de Tinharé é um dos trajetos mais conhecidos para ser feito em Morro. Ele dura um dia inteiro e você pode conhecer as piscinas naturais de Garapuá e Moreré, nas quais se faz mergulho com peixes em águas cristalinas com direito a ser servido por um barco-restaurante. As piscinas têm muitos...

DICAS

 Para entrar em Morro de São Paulo é preciso pagar uma taxa de turismo ; por isso, não chegue à ilha sem dinheiro algum.

- Leve roupas leves, óculos escuros, protetor solar e beba água. O calor é muito forte por lá! Vale a pena colocar uma blusa de frio também – depois de pegar sol o dia inteiro, muita gente sente frio com o ventinho que vem do mar.

- Pechinche no preço do táxi quando for sair no terminal marítimo. Uma boa ideia é não usar os serviços do primeiro taxista que aparecer e ver quanto os outros estão cobrando.

 

- Planeje quanto pretende gastar. Morro tem apenas um caixa eletrônico do Banco do Brasil e uma casa lotérica, onde você poderá sacar dinheiro. Como a demanda é muito grande, na alta temporada o caixa eletrônico fica sem dinheiro constantemente. Muitos estabelecimentos aceitam cartão, mas o ideal é carregar um pouco de notas consigo, porque nem tudo é possível pagar com cartão.

 

- Se você tem problemas com enjoo ao navegar, evite fazer a travessia Salvador-Morro de São Paulo em barcos pequenos. Quanto maior o barco, menor o impacto do balanço do mar. Se for um barco pequeno e não tiver como evitar, deixar de comer antes de viajar é uma coisa que pode ajudar. O indicado mesmo, para quem tem esses problemas, é fazer a travessia por terra, através de Valença. O tempo é quase o mesmo que leva o catamarã e é muito menos traumático.

- Morro não tem hospital. No caso de problemas mais severos, as pessoas são transportadas até Valença pela “ambulancha”.

 

- Os telefones celulares pegam bem na Ilha e provavelmente você não terá problema de comunicação. A conexão da internet não é das melhores, mas não é nada que vá atrapalhar seu passeio.

QUANDO QUER VIAJAR

PERGUNTE-NOS

TEMOS HOTÉIS, HOSTELS, POUSADAS

paraisosyplaceres@gmail.com

Escribir comentario

Comentarios: 0

Quiénes somos

Somos un grupo de tres generaciones enamorados de Arraial D´Ajuda que vive en Argentina pero va y viene muchas veces

Marga Artero, mi hija Marisol y mi nieta Sofia Soncin y la invalorable ayuda de Sergio Bonfiglio

Colaboradores especiales:

Clovis Heberle con su blog  https://clovisheberle.blogspot.com.ar

Maria Silva Leal Leal

Rosana Calzeta

Vagner Beraldo

 

 

Un agradecimiento especial a Guillermo Artero, mi papá  un gran escritor que siempre me alentó a hacer cosas novedosas

 

 BUENOS AIRES

MARGA ARTERO

paraisosyplaceres@gmail.com

Whatsapp   +54 911 5851 6484

 

 

 ARRAIAL D´AJUDA

SERGIO BONFIGLIO

sdbonfiglio@hotmail.com

Whatsapp  +55 73 98157 8507


Desde Rio de Janeiro para Brasil y el mundo

Paula Menezes

Socia Directora 

Feelings Turismo

Consultas

paraisosyplaceres@gmail.com