· 

PROJETE A VIAGEM DE SEUS SONHOS: HOJE : FERNANDO DE NORONHA

PRAIAS

PRAIA DO SANCHO

Baía do Sancho: essa famosa praia de Fernando de Noronha está frequentemente não somente na lista das melhores praias do Brasil

 Em 2018, ela ocupa a primeira posição da melhor praia do mundo.

BAIA DOS PORCOS

São só 100 metros de extensão. Sua paisagem, formada por uma faixa de areia que desaparece na maré alta, vale cada uma das escorregadias pedras do caminho. Há piscinas naturais diante do Morro Dois Irmãos.

Por que é 5 estrelas? Com máscara e snorkel, você vê animais nadando nas piscinas naturais.

PRAIA DA CACIMBA DO PADRE

A praia da Cacimba do padre é dona do visual mais famoso da ilha com vista as Ilhas Dois Irmãos o cartão postal de Noronha. É Também a praia preferida dos surfistas, suas ondas são consideradas umas das melhores do país, tubos rápidos e perfeitos, o Havaí brasileiro. 

As temporadas são bem definidas em Noronha, a época para o Surf vai de dezembro a abril e para o mergulho de maio a novembro. E a Cacimba é uma boa opção para o mergulho de apnéia, mas é preciso tomar cuidado porque existem correntes marítimas que podem ser perigosas para os menos experientes e até para quem já sabe mergulhar. O ideal mesmo é contratar um guia para evitar problemas e também não errar na escolha do local. 

PRAIA DA BAIA DO SUESTE

Localizada no mar de fora a Praia e Baía do Sueste é um lugar especial em Fernando de Noronha, uma paisagem diferente das outras por ter o mar sempre calmo, rica fauna marinha e águas perfeitas para um realizar o mergulho livre. Essa calma toda do mar se deve as ilhas que ficam em sua baía, são elas a Ilha Cabeluda, Ilha do Chapéu do Sueste, Ilha dos Ovos e a Ilha Trinta-Réis.

O Sueste consiste um ecossistema muito frágil e de grande importância por ser um dos principais locais de alimentação das tartarugas marinhas. Em algumas épocas pode ser ver uma grande quantidade de algas nas areias da praia.

PRAIA DO PORTO DE SANTO ANTONIO

É onde chegam os barcos que abastecem a ilha e local de saída para os passeios turísticos. Possui uma pequena praia de areia, com águas calmas. Entre os meses de novembro e março, tem boas ondas para a prática do surf.

PRAIA DA CONÇEIÇAO

Com aproximadamente 1.100m de extensão, a Praia da Conceição é uma ótima opção para banho, tem fundo de areia e fica bem próxima a Vila dos Remédios.

É também considerada um bom ponto de mergulho no canto direito próximo a Ilhota da Conceição também chamada de Morro de Fora. A Ilhota assemelha-se, a um cachorro deitado e sua “cauda” seria a famosa Pedra do Pião, um bloco maciço equilibrado em uma pequena base, considerado a prova de que não existem tremores de terra no arquipélago.

PRAIA DA ATALAIA

Virada para o Mar de Fora localizado no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, a Praia do Atalaia tem águas claras e ótima visibilidade, um verdadeiro aquário. Aqui fica a maior piscina natural da Ilha com 40 cm de profundidade onde é proibido o uso de nadadeiras, medida tomana para evitar danos ao corais e disturbio a vida marinha. 

Existem duas trilhas que levam a praia do Atalaia, uma saindo da Vila doTrinta, mais rápida e curta, com cerca de 1,6 Km de distância. A outra é mais longa, com cerca de 4,8 km, porém com mais atrativos, ela parte do Porto e vai costeando a Praia da Caieira, passando por belos costões, Mirante da Pontinha e a Gruta do Capitão Kid.

PONTOS TURISTICOS

BURACO DO RAQUEL

A formação de pedra conhecida como Buraco da Raquel fica localizada próximo ao Porto, é voltada para o Mar de Fora. A praia onde ela está localizada, por motivos de preservação ambiental, é proibida para banhistas. Mas existe um ponto de mirante para apreciar a vista, repleta de piscinas naturais e com rica fauna marinha. 

O Buraco da Raquel tem este nome pelo fato de que quando ouve a invasão militar  na ilha, uma filha de um dos militares se refugiava no local para brincar nas piscinas naturais.

CAVERNA DO CAPITÃO KID

A Caverna do Capitão Kidd fica localizada entre a praia da Caieira e a praia do Atalaia. Existem duas trilhas que levam até a caverna. Uma é partindo do Porto e tem cerca de 2,8 Km de distância. A trilha vai costeando as margens da ilha. A segunda trilha é mais curta, partindo da Vila dos Trinta são cerca de 1,2 km.

A caverna tem esse nome baseado na lenda do Capitão Kidd, um dos piratas mais famosos da história, fugindo de outro piratas que queriam roubar os seus tesouros ele havia escondido na caverna as riquesas acumuladas durante a sua vida. Até hoje, apesar de alguns terem se aventurado a procurar, nenhuma parte deste tesouro foi encontrada.

CENTRO DE VISITANTES PROJETO TAMAR

O Tamar iniciou suas atividades no arquipélago em 1984, mas o Centro de Visitantes de Fernando de Noronha só foi criado em 1996. Com o crescimento do turismo, no início da década de 90, Noronha tornou-se um dos grandes destinos ecoturisticos nacionais.

Daí, o Tamar decidiu instalar o equipamento para atrair e integrar esse fluxo crescente de turístas aos programas ambientais locais, especialmente voltado para a temática marinha brasileira. Hoje, o Centro de Visitantes/Museu Aberto da Tartaruga Marinha de Fernando de Noronha recebe diariamente cerca de 45 mil visitantes/ano.

Desde a concepção do projeto arquitetônico, o Tamar buscou alternativas ecologicamente corretas nas instalações físicas: madeira certificada, de reflorestamento; reciclagem de containers marítimos; estruturas instaladas sobre pilotis removíveis, para não impermeabilizar o solo; não foram utilizadas recursos naturais não renováveis da ilha, como areia e pedra – uma preocupação fundamental nas obras civis realizadas em ilhas oceânicas, onde o solo é muito facilmente erodido.

FORTE DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

O Forte de Nossa Senhora dos Remédios está localizado ao norte da ilha. Tombado pelo IPHAN em 1961 e homenageado em selo pela EBCT, em 1975 a fortificação foi erguida em 1737, sobre antigas ruinas. Também reserva a importãncia de ser a principal das dez fortificações erguidas para a defesa da ilha.

É um passeio imperdível pela história e também pela bela vista com direito ao pôr do sol de Noronha.

Localização Coordenadas: 3°50'17"S 32°24'36"W

FORTE DE SANTO ANTÔNIO

Erguido a partir de fins de 1737 com planta do Engenheiro militar Diogo da Silveira, sob a direção do Tenente-coronel João Lobo de Lacerda, recebeu a forma de um trapézio, com oito canhoneiras e duas edificações no terrapleno, pelo lado de terra, conforme planta colorida da época, sobre o porto principal da ilha de Fernando de Noronha, fundado sobre uma rocha.

Hoje restam apenas ruínas formando interessantes arcos por onde pode-se ver ao fundo o Morro do Pico e os Dois Irmãos. Um ótimo tema para fotografar.

Próximo ao Forte fica a praia do Porto de Santo Antônio, e também a pequena Capela de São Pedro dos Pescadores de onde se tem uma bela vista do Mar de Fora.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

Construída a partir de 1737, foi concluída em 1772. A devoção inspirou o nome do principal forte e de toda a vila. Nossa Senhora dos Remédios é padroeira desde 1768. Sua primeira restauração foi em 1891. Outras intervenções foram feitas, sendo a última e fidedigna restauração de 1988.

Arquitetonicamente, a igreja possui nave-salão única com coro, capela-mor são em cantaria de arenítica.

Sítio Arqueológico tombado pelo Decreto-Lei numero 25, de 11 de Novembro de 1937. A destruição ou retirada de qualquer material ou remoção de de terra deste local constitui crime sujeito às penas de multa e detenção.

ILHA DOIS IRMÃOS E O MORRO DO PICO

O cartão postal de Noronha

Fernando de Noronha é cheia de lendas, a história que se conta sobre a Ilha é que lá viviam seres enormes e assustadores e que um casal , vítima de um amor proibido teve seus órgãos sexuais decepados para ficarem eternamente expostos nas Ilhas. Que seriam a Ilha Dois Irmãos e o Morro do Pico.

PALÁCIO SÃO MIGUEL

Sede da administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, foi construído em 1947/48, por sobre as ruínas da antiga "Directoria do Presídio". Esta era um casarão colonial situado no centro da praça d´armas da Vila dos Remédios, com janelas ogivais, um só pavimento e grande escadaria de acesso. O palácio foi erguido por pessoas da própria ilha, sob a coordenação do ex-preso político comunista Mariano Lucena.

Sua construção e alteração arquitetônica teve como objetivo acolher a sede do governo do Território Federal Militar. Em alguns períodos de governo, o pavimento inferior serviu também como residência do Governador. No seu interior, em algumas paredes, foram deixadas evidências da construção anterior, em pedra, fruto da mão-de-obra carcerária então existente.

Inaugurado em 1948, possui móveis de meados do século e duas telas de valor ornamental e de grande porte, obras do pintor pernambucano Wash Rodrigues, levado a Noronha exatamente para executar esse trabalho. Há também um vitral, com a imagem do arcanjo São Miguel, em tamanho natural, feito pela vitralista Aurora Lima, discípula do artista alemão Henri Moser, restaurado no ano 2000 por seguidores da escola de Moser.

Fonte: www.noronha.pe.gov.br

VILA DOS REMÉDIOS

O Vilarejo de Nossa Senhora dos Remédios é o melhor lugar para ficar hospedado em Fernando de Noronha, porque estando na Vila, você tem muitas opções sem ter que alugar carros ou pegar táxis, como bons restaurantes, mercados, atrativos e lindas praias muito próximas. Também é lá que está localizada a agência dos correios, a agência bancária e o principal ponto de táxi da Ilha.

As praias do Cachorro, Meio e Conceição são as opções mais interessantes nas proximidades, e ainda tem o Forte dos Remédios e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios construída em 1772 que são duas relíquias históricas da região.

A Vila foi o núcleo definitivo da ocupação portuguesa no século XVIII, edificado no mesmo espaço onde os holandeses permaneceram por 25 anos, no século XVII. O traçado urbano da Vila obedece ao desenho de dois pátios: no espaço superior, o poder civil e no inferior, defronte a igreja, o poder religioso, ambos associados à Horta da Vila. Todas as edificações davam suporte ao sistema carcerário implantado naquele tempo: armazém de produtos agrícolas, merceologia para depósito e distribuição de mercadorias, residências dos guardas e dirigentes da Colônia Correcional, dentre outros. 

Outro detalhe é que as vilas de Noronha estão distantes entre si, obedecendo a um plano militar de ocupação.

VIDA NOTURNA EM FERNANDO DE NORONHA

Noronha é uma ilha pequena e portanto não tem tantas baladas. Ainda assim, a ilha tem algumas boas opções para quem quer curtir a vida noturna. 

No fim de tarde, o local que bomba na ilha é o Bar do Meio, que tem um visual lindo do pôr do sol! Esse bar fica entre a Praia da Conceição e Praia do Meio, então é um lugar legal para aproveitar a paisagem bonita enquanto toma uma bebida. 

Mais tarde da noite, muitos casais em viagem optam por ter uma noite mais tranquila, em um dos bons restaurantes de Noronha. A ilha tem ótimas opções para jantar, entre eles o Cacimba Bistrô, Varanda, Xica da Silva e restaurantes de pousadas como Zé Maria e Pousada do Vale (ambas com jantares/festivais) e Tribojú. 

Quem quer conhecer o burburinho de Noronha não pode deixar de ir ao Bar do Cachorro, o lugar mais animado da ilha. É no Cachorro que turistas e nativos se encontram para curtir forró ou maracatu. O Cachorro se intercala com o Muzenza, outro bom lugar para quem gosta de música.

QUANDO QUER VIAJAR

PERGUNTE-NOS

TEMOS HOTÉIS, HOSTELS, POUSADAS

paraisosyplaceres@gmail.com

Escribir comentario

Comentarios: 0

Quiénes somos

Somos un grupo de tres generaciones enamorados de Arraial D´Ajuda que vive en Argentina pero va y viene muchas veces

Marga Artero, mi hija Marisol y mi nieta Sofia Soncin y la invalorable ayuda de Sergio Bonfiglio

Colaboradores especiales:

Clovis Heberle con su blog  https://clovisheberle.blogspot.com.ar

Maria Silva Leal Leal

Rosana Calzeta

Vagner Beraldo

 

 

Un agradecimiento especial a Guillermo Artero, mi papá  un gran escritor que siempre me alentó a hacer cosas novedosas

 

 BUENOS AIRES

MARGA ARTERO

paraisosyplaceres@gmail.com

Whatsapp   +54 911 5851 6484

 

 

 ARRAIAL D´AJUDA

SERGIO BONFIGLIO

sdbonfiglio@hotmail.com

Whatsapp  +55 73 98157 8507


Desde Rio de Janeiro para Brasil y el mundo

Paula Menezes

Socia Directora 

Feelings Turismo

Consultas

paraisosyplaceres@gmail.com