· 

PROJETE A VIAGEM DE SEUS SONHOS : HOJE : LENÇOIS MARANHAENSES

Lençóis Maranhenses:  suas férias dos sonhos ficam entre dunas e lagoas

Imagine um deserto cheio de dunas de areia branca, elevadas e ondulantes, como se fosse um cenário saído de um filme. Já imaginou? Agora pense o que seria se no intervalo dessas dunas, nos vales por elas criados, existissem lagoas de água doce, enormes, aquecidas pelo sol, onde pode tomar banho e estender a toalha. Centenas delas, com água verde e azul.

Parece um sonho mas é um cenário real. E fica no Brasil. Os Lençóis Maranhenses sempre existiram como destino turístico, mas estão agora a ganhar atenção mundial. Em parte, devido à construção recente de novas estradas que permitem conhecer melhor a região. 

Vamos começar pelo fim: para conhecer este paraíso na terra, só tem de apanhar um avião para São Luís, no estado do Maranhão

São Luís é, por isso, o aeroporto recomendado. Quando chegar lá, estará a cerca de 250 quilómetros de Barreirinhas, uma pequena cidade que se está a tornar conhecida precisamente como o ponto de partida perfeito para conhecer este incrível fenómeno natural.

A primeira estrada construida entre São Luís e Barreirinhas foi criada há pouco mais de dois anos, o que explica o salto recente no turismo — que deverá continuar a crescer ao longo dos próximos anos. 

Lençóis Maranhenses: Como Ir, Quando Ir e Onde Ficar – Melhor Época

Já imaginou você conhecer um dos melhores destinos do Brasil? Os Lençóis Maranhenses são um dos lugares para viajar mais incríveis do nosso país. Mas como ir, como chegar nesse paraíso brasileiro? E o principal: quando ir? Qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?

Uma das perguntas mais frequentes entre os leitores do blog é se na data da viagem deles irá chover. A gente procura estudar as tendências do clima, mas se nem os meteorologistas acertam, nós então… coitados.

Mas poucos lugares dependem tanto das chuvas como os Lençóis Maranhenses. A grande atração do lugar, suas lagoas espetaculares e cristalinas, só existem por causa da chuva.

Se chove muito na época das chuvas, as lagoas ficam cheias por mais tempo. Se não chove o suficiente, elas podem até nem encher.

Se você tem viagem programada para lá ou está pensando em conhecer esse paraíso, fique de olho nas nossas dicas para conhecer os Lençóis Maranhenses.

O período das chuvas acontece, no geral, entre os meses de fevereiro a maio. Isso não é regra absoluta , mas uma tendência importante que irá te ajudar a encontrar a melhor época.

Lençóis Maranhenses: melhores meses

A partir de junho, começa o período de seca na região, mas ainda pode chover. Os meses de julho e agosto são, portanto, o auge da temporada. Lagoas cheias e clima mais seco.

O QUE FAZER?

Circuito Lagoa Bonita

Saída de Barreirinhas em veículo 4×4 que nos conduzirá até uma das balsas para travessia pelo Rio

Preguiças que dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM), o parque possui

aproximadamente 155 mil hectares. O percurso da trilha dura em média 01h, mais extenso do que o do

Circuito Lagoa Azul, porém não menos fantástico. Em frente as Dunas há pontos de apoio onde os carros

ficarão estacionados, junto com guia iniciaremos uma subida de 80m para termos acesso à Lagoa Bonita,

logo no início da caminhada. Após essa subida seu cansaço não mais existirá, pois ficará impressionado

com tanta beleza. Tempo livre para banho de sol e de lagoa.

Trilha Lagoa Azul

Iniciamos com uma travessia de

transporte 4x4-jardineira em

balsa pelo Rio Preguiças e

seguimos por uma trilha,

passando por vegetação (aprox.

40min) até o início das dunas

do Parque Nacional - Lençóis

Maranhenses.

Visita a Lagoa Azul e paradas

para outras lagoas.

Expedição de Caiaque Rio Preguiças 10hs by Costa Leste EcoAventura

A proposta da atividade é promover o encontro do participante com a natureza com o minimo de interferência possível, afinal de contas como somos uma pequena embarcação o caiaque, conseguimos alcançar mais e de forma limpa. A corrente do rio ajuda e nos presenteia com paisagens exóticas ao longo do caminho como os bancos de areias formados na maré baixa do rio. O caiaque nos proporciona uma experiencia mais autentica do Rio Preguiças

Trekking Lençóis Maranhenses (trekking completo do parque 3 dias 2 noites)

uma travessia completa do parque Lençois Maranhenses é uma experiência única a ser realizada pelo menos uma vez nesta vida, as paisagens são de tirar o fôlego, essa travessia é uma imersão total no que a natureza pode oferecer mais bonita e desconectá-lo totalmente de civilização. tudo isso em um ambiente seguro é com profissional.

Importante: Como medida de segurança, todas as nossas caminhadas são realizadas por dois guias

Partida no início da manhã, por volta das 16h30, em direção à lagoa Bonita em 4x4 particular, acompanhada por seus dois guias, após 40 minutos fora da estrada chegamos ao ponto de partida de Lagoa Bonita em sua jornada. Após uma caminhada de 5 a 6 horas, você chegará ao pequeno oásis de Baxia Grande. durante o trekking, haverá várias paradas para você nadar, descansar e tirar fotos. O objetivo é chegar à Baixa Grande antes do meio dia. para evitar caminhar ao sol. resto do dia livre. No final da tarde, seu guia o levará às dunas para testemunhar um dos mais belos por do sol que a natureza pode oferecer. Almoço e jantar incluídos Noite na rede incluída

Onde Ficar nos Lençóis Maranhenses

Barreirinhas

Em Barreirinhas, as opções de pousadas são amplas, e a estrutura de serviços muito boa.

Você irá encontrar uma boa oferta de restaurantes e agências de turismo para fazer muitos passeios, inclusive para outras regiões dos Lençóis Maranhenses, como Santo Amaro e Atins.

No entanto, a cidade é bem movimentada, o que pode ser bom para quem curte agito e vida noturna. Mas ruim para quem busca mais tranquilidade.

Os passeios para as lagoas mais próximas de Barreirinhas, como o Circuito Lagoa Azul e Circuito Lagoa Bonita, são bem cheios. Então também se prepare para dividir as lagoas com vários outros turistas.

Barreirinhas é dos lugares mais fáceis de chegar nos Lençóis Maranhenses. Quem diria que houve um tempo em que o acesso era por uma estrada de terra bem esburacada.

Hoje em dia a estrada é toda de asfalto (MA-402) e dá para chegar de van, de carro ou até ônibus.

Pessoalmente nós não indicamos ir de carro, já que você não irá utilizá-lo para os passeios em Barreirinhas. Circular pela área do Parque Nacional é restrita para veículos locais e autorizados, além é lógico de serem carros 4×4 (as Toyotas), propícios para andar em terrenos arenosos e alagados.

Para ir até Barreirinhas, cidade base para conhecer os Lençóis Maranhenses, existem duas opções, ou de ônibus de linha ou de microônibus / van organizados por empresas turísticas. Cada um tem suas vantagens e desvantagens.

QUANDO QUER VIAJAR

PERGUNTE-NOS

TEMOS HOTÉIS, HOSTELS, POUSADAS

paraisosyplaceres@gmail.com

Escribir comentario

Comentarios: 0

Quiénes somos

Somos un grupo de tres generaciones enamorados de Arraial D´Ajuda que vive en Argentina pero va y viene muchas veces

Marga Artero, mi hija Marisol y mi nieta Sofia Soncin y la invalorable ayuda de Sergio Bonfiglio

Colaboradores especiales:

Clovis Heberle con su blog  https://clovisheberle.blogspot.com.ar

Maria Silva Leal Leal

Rosana Calzeta

Vagner Beraldo

 

 

Un agradecimiento especial a Guillermo Artero, mi papá  un gran escritor que siempre me alentó a hacer cosas novedosas

 

 BUENOS AIRES

MARGA ARTERO

paraisosyplaceres@gmail.com

Whatsapp   +54 911 5851 6484

 

 

 ARRAIAL D´AJUDA

SERGIO BONFIGLIO

sdbonfiglio@hotmail.com

Whatsapp  +55 73 98157 8507


Desde Rio de Janeiro para Brasil y el mundo

Paula Menezes

Socia Directora 

Feelings Turismo

Consultas

paraisosyplaceres@gmail.com