· 

SONHEMOS COM NOSSAS FERIAS PARA NOVEMBRO E SE TORNARAO REALIDADE : HOJE AS PRAIAS DE ALAGOAS

HOJE SONHEMOS COM MACEIO Y E AS PRÓXIMAS PRAIAS

SUAS PRAIAS

Conheça as 5 principais praias urbanas de Maceió

PONTA VERDE

A Praia de Ponta Verde é, sem dúvida, uma das mais famosas em Maceió. As águas calmas e a areia fofinha fazem da Ponta Verde uma ótima opção para curtir um dia de sol com a família.

Na maré baixa, é possível, a pé, andar certa distância mar adentro e avistar mais de perto o famoso farol da Ponta Verde, que é um dos cartões postais da praia.

A vida noturna também tem espaço. As duas melhores e mais famosas barracas de praia de Maceió estão na Praia de Ponta Verde:

PAJUÇARA

Todos aqueles que já visitaram Maceió conhecem bem os versos do compositor Carlos Moura que enaltecem “o azul piscina no mar de Pajuçara“.

Vizinha à Ponta Verde, a Praia de Pajuçara é bastante movimentada. Privilegiada pelos corais que protegem as águas, é muito procurada pelos turistas que querem fazer passeios em jangadas e conhecer as famosas piscinas naturais, que ficam a, aproximadamente, 2km da costa.

Outro atrativo é a Feirinha de Artesanato da Pajuçara. Um espaço que reúne diversos artistas plásticos, escultores, costureiros, designers que expõem e comercializam suas peças para o público.

A Praia de Pajuçara também dispõe de uma grande variedade de opções de gastronomia e lazer. O Tropicalis Slim fica a 50m da Praia de Pajuçara.

JATIÚCA

A Praia de Jatiúca conta com uma grande variedade de opções gastronômicas para todos aqueles que a visitam, mas o mar ainda é o maior atrativo.

As águas mornas agradam bastante os banhistas, porém, à tarde, a maré alta deixa as ondas mais fortes. Portanto, cuidado. Se você tem a intenção de aproveitar o mar, prefira ir durante a manhã.

O fato de ser uma praia urbana menos movimentada agrada bastante aos turistas e outros visitantes.

CRUZ DAS ALMAS

Conhecida pelas fortes ondas e pela grande quantidade de recifes de corais submersos, a Praia de Cruz das Almas é bastante procurada pelos entusiastas de esportes aquáticos.

Por este mesmo motivo, não é indicada para famílias com crianças ou pessoas com pouca prática de natação.

Com um mar mais agitado e propício à prática do surf, a praia é um dos pontos de encontro dos praticantes do esporte na região, sendo palco de diversas competições durante o ano.

PONTAL DA BARRA

Pode ser uma surpresa para alguns admiradores de Maceió encontrar essa praia na nossa lista. Mas, já que estamos falando de praias urbanas, não poderíamos deixar de mencionar o Pontal da Barra.

A Praia do Pontal da Barra fica localizada próxima à saída de Maceió com direção ao litoral sul. Leva o mesmo nome do bairro, que ainda mantém uma cultura mais característica de cidades interioranas. Boa parcela da população do bairro ainda sobrevive de pesca e artesanato, o que é um dos atrativos do local.

É possível fazer um roteiro completo: aproveitar o sol e o mar na praia, conhecer o Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra, e, depois, escolher uma das diversas opções gastronômicas do bairro e almoçar admirando a Lagoa Mundaú.

O mar na Praia do Pontal da Barra também é relativamente agitado. Portanto, atenção redobrada!

As melhores praias do litoral sul de Alagoas

PRAIA DO FRANCÊS

Localizada no município de Marechal de Deodoro a apenas 33 km de Maceió, a Praia do Francês em Alagoas, está em um bairro rústico, com ruas estreitas, repleta de lojas de souvenirs e restaurantes que oferecem grandes variedades de frutos do mar, além dos tradicionais pratos da culinária nordestina. A praia oferece dois tipos de mares, um dos lados é protegido por uma barreira de corais, formando uma bela e extensa piscina natural, já o outro lado é a parte frequentada por surfistas de todo Brasil, pois oferece ondas grandes e tubulares no seus melhores dias.

BARRA  DE  SãO  MIGUEL

O trecho de 7 km entre a Praia do Francês e a entrada de Barra de São Miguel é puro deleite: a rodovia encosta no mar, entre eles, apenas um coqueiral. Reduto dos maceioenses, Barra de São Miguel mostra muitas casas de veraneio. Além da distância camarada, a praia de São Miguel explica a predileção: quase toda protegida por uma enorme barreira de recife, que praticamente forma uma piscina durante a maré baixa.

PRAIA DO GUNGA

Fica em Barra de São Miguel uma das praias mais desejadas do litoral nordestino. Mais precisamente do outro lado da Lagoa do Roteiro, a Praia do Gunga, localizada em uma fazenda de coqueiros, seduz seus visitantes. Há duas formas de chegar lá: do píer central saem passeios de barco que dão um rolê pela lagoa até chegar à praia, mas quem está de carro, pode acessá-la pelo Mirante do Gunga, no outro lado da lagoa, AL-101 adiante. 

Se quiser conhecer as falésias, alugue um quadriciclo ou faça um passeio de bugue, elas ficam um pouco distantes do núcleo principal. O mirante na estrada dá a exata ideia do que é o Gunga, com seu vasto coqueiral a proteger a praia de águas bem azuladas.

BARRA PRAIA DO JEQUIA

Considerada uma das praias mais belas da região, é o cenário ideal para um agradável dia na praia. De grande tranquilidade, costuma encantar os diversos turistas que chegam ao lugar durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e se distanciar da rotina agitada. Cercada por mata nativa preservada, essa praia costuma ser bastante procurada por amantes da natureza, que aproveitam para repor as energis nessa bela paisagem. Conta com uma boa faixa de areia clara e fofa, o mar é agitado, com boas ondas a maior parte do tempo, sendo bastante procurado por surfistas. Há também uma parte com águas calmas e cristalinas, que mais parece uma piscina natural. É muito propício para o banho, principalmente para crianças e idosos. Possui boa infraestrutura turística, com bares e restaurantes, além de pousadas

PONTAL  DE CURURIPE

Localizado a cerca de 100 quilômetros da capital Maceió

A Praia Pontal do Coruripe é perfeita para quem busca tranquilidade e sossego, principalmente quando comparada com as praias mais famosas de Alagoas. Com baixa circulação de pessoas, é cercada de grandes coqueirais, possui areia branca e fina e um mar calmo e cristalino, perfeito para o banho de mar. Calma que não para por aí, pois os recifes, lagos e riachos do local embelezam ainda mais a paisagem, que é considerada uma das mais encantadoras do nordeste brasileiro.

PRAIA DO PONTAL  DO  PEBA

Praia tranquila de mediana extensão, praticamente não foi explorada pelo turismo. Seu clima calmo é propício aos que buscam um bom lugar para descansar e se distanciar da rotina agitada das grandes cidades. Costuma receber um moderado número de turistas durante a alta temporada, não sendo ainda muito conhecida entre os que visitam a cidade. Seus principais frequentadores são moradores da região e pescadores. Conta com uma boa faixa de areia dourada e grossa, o mar é calmo e de águas transparentes, propício para o banho e prática de esportes náuticos, como caiaque e jet ski. Possui diversos coqueiros próximos e casas de veraneio, mas quase nenhuma infraestrutura, sendo indicado que o visitante leve alimentos e bebidas para que não aconteçam imprevistos.

As melhores praias do litoral norte de Alagoas

PRAIA DE JACARECICA

Praia de grande extensão cercada de coqueirais. Apresenta duas partes distintas uma ainda preservada e outra área urbana com uma boa infra estrutura de bares e restaurantes. Seu mar é agitado propício para o surf, mas também muito procurado para pesca de vara. . Costuma receber um bom número de turistas durante o verão, que aproveitam para relaxar e repor as energias. Conta com uma pequena faixa de areia dourada e vegetação rasteira é uma boa opção para quem gosta de um lual a beira mar.

PRAIA DE GUAXUMA

Guaxuma é a praia preferida dos jovens e também o destino certo de moradores que possuem casas de veraneio nesta área. A 12 quilômetros do centro de Maceió, possui charmosos quiosques e lindos coqueirais, além de ser protegida por recifes de corais e ter uma água cristalina, cheia de peixes coloridos. Entretanto, não é indicada para banhos já que possui ondas muito fortes, tornando-se ideal para os surfistas mais aventureiros.

PRAIA DO IPIOCA

Endereço: 24 km do centro da cidade

Coqueiros, longos trechos de areia e mar verde-azulado, com ondas fortes. O trecho mais movimentado fica em frente à barraca Hibiscus.

Mesmo assim, Ipioca costuma receber menos visitantes do que as outras praias da cidade.

PRAIA DE PARIPUEIRA

No paraíso das águas conheça a Praia de Paripueira

Esse encanto de lugar está a 28 km ao norte de Maceio

As Piscinas Naturais de Paripueira são um show a parte. Elas fazem parte da Área de Proteção Ambiental dos Corais, um parque marinho, onde a visitação só é possível acompanhada por biólogos. As embarcações que entram naquele espaço tem especificações de segurança e de conservação. Tudo isso para tornar a experiência dos visitantes ainda melhor, sendo assim, oferecendo um passeio que se tornará em um momento inesquecível.

O passeio para as Piscinas Naturais sai do Restaurante Mar & Cia, em embarcações chamadas “catamarãs”, são 15 minutos de navegação para chegar ao local de visitação, o passeio é realizado sempre em períodos de maré baixa, formando piscinas naturais e expandindo a visibilidade da vida marinha.

A Praia de Paripueira é ótima para quem quer desfrutar da natureza, afinal, não há nada urbano nela, uma praia ideal para quem quer descansar longe de qualquer tipo de sinal ou barulho que remete aos grandes centros urbanos.

PRAIA DE SONHO VERDE

Praia do Sonho Verde: sinônimo de calmaria e férias incríveis em Alagoas

Considerada uma das mais belas praias, a Praia do Sonho Verde é um lugar de pura tranquilidade. De mediana extensão, ela recebe um número razoável de turistas, especialmente durante o verão. Se quiser fugir da grande confusão do dia-a-dia e das grandes cidades, esse é o destino perfeito.

SAO MIGUEL DOS MILAGRES

São Miguel dos Milagres é mais um destino da Costa dos Corais, que se estende no litoral norte de Alagoas, desde Paripueira até Maragogi. Em comum, a região é repleta de praias paradisíacas e piscinas naturais. A estrada passa por tantos lugares deliciosos que ganhou o nome de Rota Ecológica.

Mas ao contrário de outros destinos, São Miguel dos Milagres é um dos lugares mais preservados desse litoral. Com lugares bem rústicos, vilas de pescadores, pousadas pé na areia e praias praticamente desertas, essa região é uma agradável surpresa para quem a visita.

PORTO DE PEDRAS

Porto de Pedras é berço de atrações incríveis da Rota Ecológica de Alagoas, como a Praia do Patacho, Associação Peixe-Boi e a Praia de Lages.

O município já foi uma antiga vila de pescadores e até hoje carrega muitas das características em seu artesanato, nas ruas e na cultura local.

No passado, o local já foi disputado entre portugueses e holandeses e possui história riquíssima. Com muitas igrejinhas e arquitetura colonial, Porto de Pedras é um tesouro alagoano ainda pouco conhecido.

Porto de Pedras é uma cidade famosa por principalmente duas praias paradisíacas:Praia do Patacho e Praia da Lage. Ambas com areias clarinhas, cenários perfeitos para fotos e ideais para um belo dia de descanso.

Além disso, Japaratinga, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, que são cidades vizinhas são igualmente incríveis e merecem a sua visita.

PRAIA DE JAPARATINGA

Japaratinga é a cidade perfeita para quem ama praia, belos coqueirais, fontes de água, arrecifes e um ambiente ideal para passar belos dias de descanso à beira-mar.

Não é novidade que o Alagoas tem praias belíssimas em seu litoral, mas Japaratinga é sem dúvida um dos trechos mais bonitos da costa alagoana.

Japaratinga fica ao lado da famosa Maragogi, já bem conhecida pelas paisagens paradisíacas.

São coqueirais belíssimos, mar cristalino, piscinas naturais e o melhor, é mais tranquila e mais barata que a vizinha Maragogi.

Japaratinga é também muito propícia para a prática de mergulho e para quem é fã da prática há várias praias ideais para isso.

MARAGOGI

O que fazer em Maragogi, Alagoas: Caribe brasileiro

Maragogi é um daqueles destinos difíceis de esquecer! Seja por suas belezas naturais ou pelo carisma do povo alagoano.

De qualquer modo, a região é linda e suas praias, exóticas e paradisíacas conferiram a Maragogi o, muitíssimo merecido, título de Caribe brasileiro.

A melhor época para conhecer Maragogi é durante o período seco, entre os meses de outubro e janeiro.

Maragogi possui muitas praias lindas, tranquilas e paradisíacas. Talvez você não tenha tempo de conhecer todas, mas não deixe de visitar pelo menos as principais. Confira aqui quais são elas:

Praia do Pontal de Maragogi

A praia do Pontal de Maragogi é perfeita para quem busca descansar numa bela paisagem, mas sem abrir mão do conforto.

Considerada uma das mais urbanizadas da cidade, a praia contém uma das infraestruturas mais completas de Maragogi. Não é muito indicada para quem procura por sossego. O lugar costuma ficar bastante cheio.

Praia do Xaréu ou Praia da Bruna

Ideal para quem gosta de ficar mais afastado da agitação, a praia do Xaréu ou da Bruna (apelido dado após a visita da atriz Bruna Lombardi ao local) é perfeita para relaxar.

Os corais próximos da orla formam um lago raso quando a maré está baixa. O lugar é uma boa dica de passeio para levar as crianças.

A paisagem é belíssima e recebe poucos turistas ao longo do ano. A praia do Xaréu também é um dos pontos visitados na rota dos passeios de buggy.

Praia de Antunes

A Praia de Antunes também é uma ótima opção para quem quer descansar e fugir do tumulto. A praia é extensa e quase deserta. Praticamente não tem comércio por ali. Durante a maré baixa o mar fica bem calmo e atrai muitas famílias com crianças.

A diferença entre essa praia e as outras que são consideradas “desertas” é que sua orla possui um pouco mais de infraestrutura. É possível alugar cadeiras de praia, guarda-sóis e até mesmo comer petiscos e bebidas.

Praia Ponta do Mangue

Essa é uma das praias mais bonitas da região. Apesar de ser pequena, ela surpreende pela beleza e pelo mar claro e calmo, principalmente durante a maré baixa. O lugar também é ótimo para quem quer viajar com os pequenos.

Ao longo da orla existem várias partes sem comércio. Se quiser passar mais tempo por lá, o ideal é alugar ou levar cadeiras de praia e guarda-sóis.

Praia de Peroba

Localizada na divisa de Alagoas e Pernambuco, a Praia de Peroba, assim como a maioria das praias de Maragogi, é melhor fazer a visita durante a maré baixa, para facilitar a visualização dos corais que ocupam boa parte do lugar.

Peroba é uma das praias onde é possível realizar o passeio de buggy e praticar mergulho. Suas águas são claríssimas e a paisagem é maravilhosa e convidativa. Não deixe de conhecer!

Praia de Maragogi (Praia do Centro)

A Praia de Maragogi é a principal e mais badalada da cidade. Localizada na região central, ela é urbanizada e reúne vários restaurantes, bares, lojinhas e hotéis. É dali que saem as embarcações que levam os visitantes para conhecer as piscinas naturais.

Essa praia é indicada para quem prefere ficar em um local mais agitado e conta com uma boa infraestrutura.

Diferente das outras praias, o mar dessa região pode ter ondas mais fortes durante o período de maré alta. Então fique atento e tome cuidado na hora de se banhar. período o mar está mais calmo e as águas acabam ficando menos turvas deixando o cenário muito mais bonito. Sem falar que dá para aproveitar muito mais os passeios já que as chances de chover são bem menores.

QUANDO QUER VIAJAR

PERGUNTE-NOS

TEMOS HOTÉIS; HOSTELS; E CASAS EM CONDOMÍNIOS

paraisosyplaceres@gmail.com

Escribir comentario

Comentarios: 0

Quiénes somos

Somos un grupo de tres generaciones enamorados de Arraial D´Ajuda que vive en Argentina pero va y viene muchas veces

Marga Artero, mi hija Marisol y mi nieta Sofia Soncin y la invalorable ayuda de Sergio Bonfiglio

Colaboradores especiales:

Clovis Heberle con su blog  https://clovisheberle.blogspot.com.ar

Maria Silva Leal Leal

Rosana Calzeta

Vagner Beraldo

 

 

Un agradecimiento especial a Guillermo Artero, mi papá  un gran escritor que siempre me alentó a hacer cosas novedosas

 

 BUENOS AIRES

MARGA ARTERO

paraisosyplaceres@gmail.com

Whatsapp   +54 911 5851 6484

 

 

 ARRAIAL D´AJUDA

SERGIO BONFIGLIO

sdbonfiglio@hotmail.com

Whatsapp  +55 73 98157 8507


Desde Rio de Janeiro para Brasil y el mundo

Paula Menezes

Socia Directora 

Feelings Turismo

Consultas

paraisosyplaceres@gmail.com